São Paulo – Duas empresas que atuam com proteína animal e nove que comercializam commodities agrícolas vão participar da feira Gulfood em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em dois estandes organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, a Gulfood será realizada entre 17 e 21 de fevereiro.
A Gulfood segmenta o setor de atuação de cada empresa em 24 alas. Por isso, a Câmara Árabe terá um estande na ala de proteína animal e outro na de commodities. No setor de proteína ficarão as trading companies Centro Internacional e Agroexport.
Do estande localizado no setor de commodities e grãos, participarão a Arbaza, de grãos como feijões e milho, a trading de grãos Ostinato por meio da subsidiária exportadora de amendoins Nutoil, a cooperativa de produtores de amendoim Camap, a trading Stefenoni, a trading Agrícola Ferrari, a fabricante de leite em pó Tangará, a fabricante de fertilizantes Atlas Agro, a trading multinacional COFCO e a fabricante de feijões e gergelim Dassoler.
Para o diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão Margotti de Carvalho, estar na Gulfood é estar na melhor feira de alimentos do Oriente Médio, com presença consolidada e muito disputada. “A Câmara Árabe tem dois estandes nela, o que faz da Câmara Árabe um importante player para as empresas que querem participar da mostra”, afirma. A Câmara Árabe, diz Estevão, terá um diferencial para os participantes: os executivos do escritório da instituição em Dubai levarão potenciais clientes ao encontro dos expositores brasileiros no evento.
Carvalho afirma que outro elemento deverá ajudar os participantes da Gulfood que estão no estande da Câmara Árabe: o contexto internacional. “Os produtos brasileiros estão competitivos no exterior em razão da desvalorização do real em relação ao dólar. Isso torna o momento favorável às exportações brasileiras”, diz.
Carvalho também vê oportunidades para o gergelim brasileiro na Gulfood. Ele lembra que o Sudão é grande fornecedor global, mas que tem dificuldades atualmente de atender à demanda externa por causa do conflito que enfrenta, o que faz com que o mercado precise de novos provedores.
Além da Câmara Árabe, participarão da feira outras empresas e instituições setoriais do Brasil, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) terá um estande próprio no evento. A certificadora de alimentos Fambras Halal também tem presença confirmada.
Leia também:
Com mercado aquecido, negócios surpreendem na Gulfood