São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove na próxima quarta-feira (05/10) o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes. O evento na capital paulista vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para tratar de temas como economia mundial, logística e transporte, inovações no mundo árabe, finanças, produtos e serviços halal e mercado árabe em geral, além de mostrar casos de sucesso nos negócios com aquela região. O fórum é voltado para de empresários e executivos e ainda está com as inscrições abertas.
“Este fórum será uma excelente oportunidade para aqueles que se relacionam ou pretendem se relacionar com o mercado árabe. A melhor maneira para fazer negócios com os países árabes é conhecendo a economia, os mercados, os hábitos de consumo e a logística de transporte. Esses temas serão abordados nos quatro painéis que compõem o fórum”, destacou Marcelo Nabih Sallum, presidente da Câmara Árabe.
O fórum traz ao Brasil nomes de destaques do mundo árabe como Mohamed Al Twaijiri, secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos da Liga dos Estados Árabes; Mohamed Hany Khodair, vice-ministro de Investimentos do Egito e presidente da Autoridade Geral de Investimentos e Zonas Francas do país (Gafi, na sigla em inglês), agência de promoção de investimentos; e a estilista Tamara Al Gabbani, proprietária da Tamara Al Gabbani Fashion Brand, dos Emirados Árabes Unidos.
Al Twaijiri irá dar a palestra Inovações no Mundo Árabe, Khodair vai participar do painel Economia Mundial e Al Gabbani no painel Casos de Sucesso.
“O fórum irá abordar como fica a economia nacional e internacional, como a queda de petróleo afeta a economia árabe, como eles buscam diversificar sua economia e como fica a nossa economia”, disse Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe.
Segundo ele, o encontro tratará também de transporte aéreo e da certificação de origem digital criada pela Câmara Árabe. “Além do mercado halal e do mercado árabe em geral, com foco em como podemos buscar recursos para desenvolver o nosso parque agroindustrial”, explica. Produtos e serviços halal são aqueles preparados ou estruturados de acordo com a tradição islâmica. “O mercado halal é um dos que mais cresce no mundo”, ressaltou Alaby.
Para discutir estes temas, a Câmara Árabe convidou importantes nomes destes setores, como Zeina Latif, economista da XP Investimentos, que irá falar sobre economia nacional; Dener Souza, da Emirates SkyCargo, divisão de cargas da Emirates Airline, e João Momesso, diretor de Trade & Marketing da Maersk, multinacional de navegação, que vão participar do painel de Logística e Transporte.
No painel Finanças, Halal e Mercado Árabe, os participantes vão conhecer as experiências de Mohamed Zoghbi, presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras); Ângela Martins, representante no Brasil do National Bank of Abu Dhabi (NBAD); e Ricardo Portolan, gerente de Exportação da fabricante de ônibus Marcopolo, que tem uma linha de montagem em parceria com uma companhia local no Egito.
Para apresentar os casos de sucesso de negócios com os árabes, além de Tamara Al Gabbani, o público irá conhecer o trabalho desenvolvido por Julia de Biase, empresária brasileira dona da Al Zahra, loja especializada na venda de perfumes árabes; e Fernando Galletti de Queiroz, presidente do grupo Minerva, um dos maiores frigoríficos do Brasil e grande exportador de carne bovina aos países do Oriente Médio e Norte da África. “O Minerva tem participação [acionária] da empresa saudita Salic. É importante saber a experiência deles no mercado árabe”, ressaltou Alaby.
Serviço
Fórum Econômico Brasil – Países Árabes
Data: 05 de outubro de 2016
Local: Hotel Tivoli – Sala Jardins
Endereço: Alameda Santos, 1.432 – Cerqueira César
Horário: Das 08 às 18 horas
A programação completa do evento está disponível no site do fórum: www.forumeconomicoccab2016.com.br.
As inscrições podem ser feitas até terça-feira (04), também na página do evento