Dubai – Um café da manhã com os exportadores brasileiros marcou a abertura do Espaço Câmara Árabe na Gulfood, neste domingo (21), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O local, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, estará à disposição dos associados da entidade como base de apoio para a realização de negócios durante a maior feira de alimentos do Oriente Médio, que foi aberta hoje e segue até o dia 25.
No evento, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, embaixador do Brasil nos Emirados, falou sobre a importância de Dubai para as vendas dos produtos nacionais no Oriente Médio. “Os Emirados estão completamente abertos às exportações brasileiras”, destacou.
O embaixador ressaltou a confiança dos importadores dos Emirados em relação aos alimentos brasileiros. “O povo e o governo dos Emirados confiam no Brasil, nos produtos que trazemos e na certificação halal [emitida no Brasil]”, disse, referindo-se ao certificado que atesta que um alimento ou produto está de acordo com a lei islâmica.
Vasconcellos também apontou a necessidade de que o Brasil passe a exportar alimentos mais elaborados à região. “Temos exportado frutas, frango, carne bovina. Precisamos exportar produtos com valor agregado. Agora, os produtos brasileiros estão com um bom preço e temos que aproveitar esse mercado”, avaliou.
André Fávero, diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), destacou que, nos últimos anos, o Brasil tem investido fortemente em tecnologia no setor de alimentos e que tem contribuído de maneira importante para apoiar a segurança alimentar nesta região. “Somos parceiros estáveis [nos negócios] e temos uma grande capacidade na produção de alimentos e bebidas”, disse.
Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, falou sobre disponibilidade do espaço da entidade no suporte às negociações dos brasileiros durante a Gulfood. “É a continuação do estande de vocês”, afirmou Alaby, lembrando que o local pode ser usado para a realização de negociações mais privadas entre os brasileiros e os importadores.
O executivo também lembrou da posição estratégica de Dubai como hub de exportações no Oriente Médio. “Aqui você tem facilidade de fazer negócios e pode atingir um mercado expandido de mais de dois bilhões de pessoas”, apontou.
O Espaço Câmara Árabe esta localizado no mezanino do Hall 2, na sala Hatta F, no Dubai World Trade Center, onde ocorre a Gulfood. As reuniões podem ser agendadas diretamente no local ou pelo telefone + 971 52 879 4009, com Rafael Solimeo.


