Da redação
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizam hoje (17), em Florianópolis, o seminário "Como Negociar com os Países do Golfo Arábico", a partir das 13h30 na sede da Fiesc. O encontro vai ser aberto pelo presidente da Fiesc, Alcântaro Corrêa, e a palestra principal será dada pelo secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
Além de informar o empresariado local sobre o mercado do Golfo, o encontro vai servir para lançar uma missão do setor de construção civil que as duas entidades vão promover no final de outubro. Representantes de empresas catarinenses dos segmentos de material de construção, engenharia, arquitetura, entre outros, vão em busca de negócios nos Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait.
A idéia, de acordo com Alaby, é que a delegação seja composta por até 20 empresas. Os participantes vão visitar a Big 5 Show, feira da construção civil que vai ocorrer em Dubai, centros de distribuição de produtos, lojas, câmaras de comércio e empreendimentos que estão em andamento. O setor imobiliário na região passa por um momento de forte expansão.
Santa Catarina é forte na indústria de material de construção, especialmente nas áreas de revestimentos cerâmicos, metais sanitários, madeiras e móveis e tintas. De acordo com a Fiesc, somente o setor de cerâmica do estado conta com 756 fábricas, que empregam 17 mil pessoas e respondem por 19% da produção nacional deste tipo de mercadoria.

