São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá promover dois seminários para investidores árabes para apresentar oportunidades de investimentos no Brasil, especialmente nas áreas de turismo e infraestrutura.
Os eventos irão ocorrer no Kuwait, nos dias 28 e 29 de abril, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no dias 04 e 05 de maio. O Ministério do Turismo brasileiro e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) também participarão dos seminários. As câmaras de comércio do Kuwait e de Abu Dhabi também estão envolvidas na organização.
Wladimir Freua, vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe, diz que, inicialmente, o objetivo dos seminários é “conscientizar o investidor árabe a respeito do Brasil”.
“Falta conhecimento sobre o tratamento dado ao dinheiro, segurança jurídica, sistema financeiro, seu grau de regulação, a política cambial, quais as garantias de retorno dos recursos, se o Brasil terá reservas. Então, o objetivo neste primeiro momento é institucional, de conscientização e sensibilização do investidor”, explica.
Serão abordados ainda os temas de investimento em infraestrutura turística, especialmente em relação à rede hoteleira, e também investimentos em infraestrutura em geral.
Freua destaca que, além das apresentações que serão voltadas para investidores qualificados, o grupo também fará visitas técnicas a investidores institucionais. “Devemos conversar com a Kuwait Investment Authority e com o Abu Dhabi Investment Authority”, afirmou ele, referindo-se aos fundo soberanos do Kuwait e Abu Dhabi.
Ele conta que a iniciativa dos seminários surgiu de conversas entre a Câmara Árabe e o Ministério do Turismo, e que o Banco Central também estará representado nos eventos, para falar sobre assuntos como o ambiente institucional de investimentos no país, por exemplo.
Segundo ele, as escolhas de Kuwait e Abu Dhabi para a realização dos seminários devem-se ao fato de serem dois dos maiores doadores de recursos do mundo árabe. Entre um seminário e outro, os brasileiros também participarão de uma conferência sobre turismo em Dubai.
Freua diz ainda que a idéia da Câmara Árabe é realizar um seminário como este a cada quatro meses. Os próximos eventos deverão ocorrer no Catar, Arábia Saudita, Líbano e Líbia.