Alexandre Rocha
São Paulo – Um dos fatores que têm impulsionado o crescimento do comércio do Brasil com os países árabes são as ações de promoção comercial realizadas pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, como missões empresariais e a participação em feiras de negócios no Brasil e no mundo árabe. Intensificar estas ações é uma das prioridades da entidade para 2007.
"Já estamos programando pelo menos duas missões, uma ainda no primeiro semestre para o Norte da África e outra para o Golfo", disse ontem (10) o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr. Estão em planejamento também duas outras missões, uma especificamente para a Arábia Saudita e outra destinada ao setor de moda.
A entidade planeja também a participação em 16 feiras no mundo árabe e no Brasil, sendo que duas devem incluir projetos comprador dos setores de material de construção e tecnologia de alimentos, realizados em parceria com a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). Projetos como estes consistem em trazer importadores estrangeiros ao Brasil para a realização de negócios.
"Nós temos que mostrar o potencial de ambas as partes, do Brasil e dos países árabes", disse Sarkis. Entre os setores contemplados por estes eventos estão os de calçados, móveis, material de construção, autopeças, hoteleiro, tecnologia de alimentos e equipamentos hospitalares.
O primeiro evento será a 34ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couros (Couromoda), que vai ocorrer na semana que vem em São Paulo, onde a Câmara vai ter um estande para orientar importadores árabes presentes e empresários brasileiros interessados em vender ao Oriente Médio e Norte da África.
Ainda este mês, a partir do dia 24, a Câmara vai participar pela segunda vez da Feira Internacional de Cartum, capital do Sudão, que é multissetorial. No exterior estão programadas também participações em mostras no Egito, Catar, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Síria. Alguns dos eventos, no entanto, ainda dependem de confirmação.
De acordo como Sarkis, estão sendo pensadas também ações de promoção comercial para o Iraque e para o Líbano. No segundo caso, a entidade estuda a possibilidade de participar de uma feira voltada para a reconstrução do Líbano.
Diplomacia
Na seara diplomática, Sarkis acredita que o acordo de livre comércio que o Mercosul negocia com o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) deverá dar mais um impulso aos negócios. "O Brasil já tem relações regulares com os países do Golfo, que são um mercado muito importante com um potencial altíssimo para investimentos e compras", afirmou.
Parte do tratado deverá ser rubricada durante a Cúpula do Mercosul, que vai ocorrer no final da próxima semana, no Rio de Janeiro, e o texto final do acordo deve ser assinado na Cúpula do GCC em junho, segundo previsões do Itamaraty. O GCC é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
Na área cultural serão lançadas a versão on-line do Dicionário Árabe-Português do professor Helmi Nasr, vice-presidente de relações internacionais da Câmara Árabe, e a segunda edição de "Novo Mundo nos Trópicos", de Gilberto Freyre, traduzida para o árabe também por Nasr. A Câmara vai ainda inaugurar uma Sala de Estudos, destinada aos interessados em saber mais sobre as relações entre o Brasil e o mundo árabe.
Em 2006
O número de atividades previstas para 2007 é superior ao de 2006, quando a entidade participou de 11 feiras e organizou quatro missões comerciais. A maioria dos eventos foi realizada em parceria com a Apex. "A Apex é nossa principal parceira. A agência deu uma grande contribuição para esta aproximação, o mercado árabe foi um dos mais beneficiados", disse Sarkis.
Entre os eventos do ano passado estão a Feira de Cartum; uma feira de construção na Jordânia; a Feira Internacional do Cairo; uma missão organizada com o Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP) para Abu Dhabi e Dubai; outra em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) aos Emirados, Catar e Kuwait; feiras de autopeças, hotelaria, móveis e material de construção em Dubai; a Feira Internacional de Argel; além da realização de dois seminários sobre franquias no Golfo Arábico.