Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Estão abertas as inscrições para professores brasileiros que queiram atuar no Líbano. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, por meio do Departamento Cultural do Ministério de Relações Exteriores, um processo de seleção para escolher profissionais do ensino para trabalhar em universidades estrangeiras de oito países, entre elas a Universidade Libanesa. O professor vai desenvolver, no país árabe, atividades ligadas à difusão da cultura brasileira e da língua portuguesa.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio e as atividades no Líbano têm início previsto para setembro deste ano, de acordo com informações do edital publicado no site do Ministério de Educação (MEC), ao qual a Capes é vinculada. O candidato deve ter nacionalidade brasileira, experiência no ensino do português, ser graduado em Letras ou área afim e dominar o francês. Ele também precisa ter 18 anos ou mais, estar em dia com as suas obrigações eleitorais e militares e ser servidor público.
O período de trabalho é de dois anos, que pode ser prorrogado uma vez. Para continuar atuando na universidade, depois disso, o professor terá que se candidatar novamente, após um intervalo de dois anos. Segundo informações divulgadas pelo MEC, o selecionado terá passagem aérea, um auxílio financeiro de US$ 1,5 mil por mês e hospedagem no alojamento da cidade universitária Rafic Hariri. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário de inscrição on-line no site da capes (veja endereço abaixo).
De acordo com o edital, a Capes fará uma primeira seleção por meio da análise de currículos e o Departamento Cultural do Ministério de Relações Exteriores vai apresentar os pré-selecionados para a Universidade Libanesa, que tomará a decisão final sobre a vaga. Os currículos serão avaliados pela Capes, segundo o edital, de acordo com o perfil acadêmico requerido pela universidade. Além do Líbano, a Capes tem processos de seleção semelhantes abertos para professores na Armênia, Coréia do Sul, Croácia, Nova Zelândia, Panamá, Trinidad e Tobago e Vietnã.
De acordo com o coordenador-geral de cooperação internacional da Capes, Leonardo Barchini Rosa, a atividade destes professores, que no exercício desta função são chamados de leitores, promove o Brasil no exterior por meio da divulgação da língua portuguesa e cultura brasileira. O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve no Líbano em março do ano passado justamente para discutir cooperação na área educacional com o país árabe. Na ocasião, ele visitou instituições de ensino do Líbano.
Serviço
Edital e informações
www.capes.gov.br/editais/abertos/leitorado.html
Telefone: +55 (61) 3410-8864