Randa Achmawi
Cairo – Hoje (23), no terceiro dia da Feira Internacional do Cairo, a carne bovina e o frango brasileiro continuaram sendo as vedetes do estande do Brasil. O número de pessoas que visitou o local na sexta-feira, dia de descanso dos egípcios, teve um grande aumento. "O interesse dos importadores por nossos produtos está sendo realmente impressionante", disse Tamer Mansur, supervisor-geral da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (Cibal). De acordo com ele, a demanda por estas mercadorias está ocorrendo não só por parte dos egípcios, mas também por parte de importadores da Palestina e do Sudão.
"Estabelecemos inúmeros contatos com pessoas destes países, mas quando se trata da carne ou do frango brasileiro os negócios não se resumem ao período da feira. Os interessados buscam informações sobre como importar estes produtos do Brasil, mas os negócios mesmo vão sendo feitos regularmente durante o ano todo", afirmou Mansur.
Para os importadores egípcios, as carnes brasileiras têm grande vantagem em termos de qualidade e preço. "Além disso, gostaríamos de aproveitar a liberação da importação do frango, decretada pelo governo egípcio em julho passado. Desta maneira podemos importar este produto, que está tendo uma grande receptividade por parte do publico egípcio, sem pagar impostos", diz Adel Hanafi, representante da Misr Foreign trade Company.
Para Mohamed Abou Ouf, da Golden Falcon Company, importadora da Palestina, o interesse em seu país pelos produtos brasileiros não para de crescer. "Estou aqui em busca de carne in natura e manufaturada e frango. Tenho certeza que o potencial de trabalho com o nosso país é muito grande. Os produtos brasileiros estão cada vez mais populares e conhecidos. Como importamos praticamente tudo, existe aí um grande potencial a ser explorado", disse. "Além das vantagens oferecidas por eles, nossa simpatia pelo Brasil, onde vivem importantes comunidades de origem árabe, nos levam a consolidar cada vez mais nossa aproximação com este país que nos inspira amizade e confiança", acrescentou.
Os produtos da Brasfoods e Peppertrade, que comercializam especiarias, também continuaram despertando o interesse e tendo grande receptividade por parte do público que visitou hoje a Feira do Cairo.
Câmara Árabe
"Vários dos visitantes que estiveram aqui nos primeiros dias voltaram hoje em busca de novas informações", informou Zein El Abdin, da Câmara de Comercio Árabe Brasileira. De acordo com ele, inúmeros importadores dos Emirados Árabes, Marrocos e mesmo da Holanda foram ao o estande da Câmara buscando meios de estabelecer contatos com exportadores de madeira do Brasil. Visitaram o estande brasileiro cerca de 180 pessoas e 60 contatos foram feitos no espaço da Câmara Árabe.