Casa-Museu Ema Klabin terá palestra sobre Egito Antigo

‘Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores identitários por meio da história e da arqueologia’ é o nome da palestra que será ministrada pela arqueóloga Cintia Gama, neste sábado (11), na Casa-Museu Ema Klabin, na capital paulista.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A Casa-Museu Ema Klabin promove neste sábado, 11 de maio, a palestra “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores identitários por meio da história e da arqueologia”, com a arqueóloga Cintia Gama. O evento acontece das 11h às 13h, e tem inscrições abertas pelo site do museu. As vagas são limitadas.

“A palestra irá tratar sobre a questão de como os egípcios antigos viam eles mesmos por meio das fontes históricas, em documentação tanto arqueológica quanto textual, fazendo um comparativo com estrangeiros, os outros povos com quem mantinham contato. Depois, eu vou cruzar com a imagem que nós formamos dos egípcios antigos hoje, e com as pesquisas genéticas atuais que têm sido feitas com relação a esse povo”, informou Gama em entrevista à ANBA.

O valor da inscrição é de R$ 40. “Vai ser um evento superacessível, para o público geral e quem tem interesse no Egito Antigo”, disse Gama.

Cintia Gama é doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études da Sorbonne, em Paris, e foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. É também mestre em arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em história pela Universidade de São Paulo (USP), e foi integrante de três missões arqueológicas no Egito. Gama é professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Esta será a primeira de um ciclo de palestras sobre identidades promovido pela Casa-Museu Ema Klabin este ano, em que se pretende mostrar a percepção e a formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade.

A foto acima, de Florence Maruéjol, mostra a arte egípcia “Povos do Mar, templo de Ramsés III Medinet Habour”.

Serviço

Palestra “Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores identitários por meio da história e da arqueologia”
Com Cintia Gama
11 de maio, sábado, das 11h às 13h
Fundação Ema Klabin Casa-Museu
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo
35 vagas
R$40,00
11 3897-3232
Inscrições pelo site do museu

Florence Maruéjol

Publicações relacionadas