Marina Sarruf
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo vão levar pela primeira vez empresas paulistas para uma das mais importantes feiras do setor hoteleiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se da Hotel Show, que será realizada entre os dias 22 e 24 de maio.
Essa será a primeira ação de uma parceria entre a CCAB e o governo do estado, que tem como objetivo fomentar as relações econômicas e comerciais de São Paulo com os países árabes. “Esperamos que desta parceria surja um acordo de cooperação para a realização de outros eventos nos países árabes”, afirmou Antonio Sarkis Jr., presidente da Câmara.
De acordo com Aline Cardoso, assessora de relações internacionais e de comércio exterior da secretaria, a idéia é levar 10 empresas paulistas para feira. “As empresas não terão custos, o que vai viabilizar a ida de companhias que não têm condições de irem sozinhas”, afirmou.
O espaço brasileiro vai contar com uma área de 72 metros quadrados no Dubai International Exhibition Centre. A secretaria pretende levar empresas do setor de máquinas e equipamentos para hotéis, decoração, cama, mesa e banho e serviços para hotelaria, como softwares. “Sabemos que realmente há muito espaço para esse setor nos Emirados Árabes. Existem muitos hotéis sendo construídos na região e há carência de fornecedores”, disse Aline.
No ano passado, as exportações do estado de São Paulo para os países árabes somaram US$ 1,7 bilhão, o que representou um crescimento de 57% em relação a 2003. “Com iniciativas em parceria com a Câmara pretendemos aumentar ainda mais as vendas. O potencial dos países árabes é muito grande”, afirmou Aline.
Além da feira, as entidades também estão organizando outros eventos em São Paulo paralelamente à cúpula dos países árabes e sul-americanos, que será realizada em maio em Brasília, para estimular as relações comerciais, como seminários e workshops nas áreas de comércio, indústria e agricultura.
Hotel Show
No ano passado a feira Hotel Show contou com a participação de 306 empresas de 33 países. Só dos Emirados Árabes havia nove pavilhões. Compareceram 5.640 visitantes, um aumento de 14% em relação a 2003, segundo informações do site oficial da feira.
De acordo com o site, o crescimento dos destinos de negócios e turismo no Golfo Arábico faz com que aumente a necessidade por profissionais, produtos e serviços voltados para o setor hoteleiro. O número de hotéis na região passou de 978 em 2001 para 1.391 em 2003. Em relação à quantidade de quartos houve um crescimento de 212% no mesmo período.
Em Dubai apenas há planos para construir mais 150 hotéis, totalizando cerca de 55 mil novos quartos nos próximos cinco anos. O número de visitantes no emirado deverá atingir 15 milhões em 2005.
As empresas paulistas que tiverem interesse em participar da feira deverão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico até o dia 15 de abril.
Contato
Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
Aline Cardoso
Tel: +55 (11) 3331-0033
e-mail: trade@exporta.sp.gov.br

