São Paulo – A Cejatel, empresa catarinense fabricante de telhas e pisos, acaba de entrar no mercado árabe. Na semana passada, ela embarcou seu primeiro pedido rumo ao Líbano. Foram dois contêineres com 18 mil telhas de argila, vendidas para um construtor libanês.
Agora, a companhia aguarda a chegada da mercadoria e o retorno do cliente para projetar novas vendas para a região. “A intenção é que se der certo, a gente continue não só no Líbano, mas nos outros países a que ele (o construtor) tem acesso”, conta Marcos Sipriano Inácio, representante do Departamento de Exportação. De acordo com ele, o sucesso desta primeira entrega pode abrir os mercados da Síria, Jordânia e Arábia Saudita.
A Cejatel dedica entre 25% e 30% de sua produção às vendas ao exterior. Entre seus compradores estão países do Caribe, América Central, África e América do Sul. Em relação aos árabes, Inácio diz que a empresa ainda não faz projeções de quanto as novas vendas podem render. “São os primeiros passos, então, a gente está bem tranqüilo”.
Mas isso não quer dizer que a companhia não esteja se mexendo para acelerar este crescimento. Em outubro do ano passado, a Cejatel participou da Saudi Build, principal feira de construção da Arábia Saudita, na qual também fez contatos com potenciais compradores árabes.
“A gente tem muito interesse neste mercado. A participação na feira foi para conhecer. Estamos vendo qual a aceitação do produto para começar a girar. É um mercado muito bom e que a gente sabe que tá crescendo”, destaca Inácio.
A Cejatel foi fundada em 1973. Com 350 funcionários, atualmente, ela produz cerca de três milhões de metros quadrados de telhas e cinco milhões de metros quadrados de pisos por ano. E o crescimento das vendas no mercado interno e externo já está fazendo a empresa aumentar sua produção. Segundo Inácio, dentro de um mês a Cejatel estará fabricando o dobro do que produz hoje.
Contato
Cejatel
e-mail: msi@cejatel.com.br
site: www.cejatel.com.br

