São Paulo – Ao menos cem empresas brasileiras participarão da edição de 2018 da Gulfood, mais importante feira do setor de alimentos do Oriente Médio. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira terá um estande na 23ª edição da mostra, que ocorre de domingo (18) a quarta-feira (22) no Dubai World Trade Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
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Neste ano, a Gulfood terá mais de 90 mil metros quadrados de área de exposição e reunirá mais de 5 mil expositores. Segundo a organização, serão 120 pavilhões nacionais e são esperados mais de 97 mil visitantes de 185 países nos cinco dias da feira, entre compradores, expositores e gente ligada à indústria de alimentos e bebidas.
“Ano a ano cresce o número de empresas brasileiras participantes. Isso mostra que expor na Gulfood dá resultado”, afirmou Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe. Ele destacou que o principal mercado de exportação para o Brasil nos países árabes é o de alimentos e bebidas, e a Gulfood acaba sendo a feira mais atrativa da região para as empresas nacionais.
Estarão no estande da Câmara Árabe, que participa do evento há mais de dez anos, a Almada, fabricante de temperos; a Brumau/Ostimato, que produz óleos vegetais e grãos, como amendoins; a FIB Halal, certificadora halal; a Nutrire, do segmento de ração animal; e a O Primo Logistics, de serviços de logística.
“A Câmara Árabe estará presente na Gulfood com uma estrutura significativa, pronta para apoiar e dar todo o respaldo aos seus associados”, avisou o presidente, que abriu as portas do estande ao associado que precisar de ajuda da entidade.
Hannun lembrou que, após a feira, a Câmara Árabe organizará com apoio do Yas Mall, em Abu Dhabi, o Brazilian Festival, com exposição de produtos e atrações culturais tipicamente brasileiras de 22 a 25 de fevereiro. “Convidamos a todos que participarem da Gulfood a ir visitar o Brazilian Festival. Os Emirados terão um momento Brasil, com a feira e o festival”, comentou.
Expectativa de negócios
Toda a cadeia de alimentos e bebidas industrializadas, doces, grãos, cafés, proteína animal, entre outros segmentos, terá um representante brasileiro na Gulfood 2018. O pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ocupará uma área de 1,2 mil m², somando os dois mezaninos.
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“Oito empresas oferecerão degustação de seus produtos”, contou Cristiano Braga, gerente de exportações da Apex-Brasil. “São indústrias que nunca exportaram e passaram por um programa de qualificação da agência”, explicou.
A expectativa de Braga é que os negócios durante e após a Gulfood gerem em torno de US$ 1,2 bilhão este ano. No ano passado, a feira rendeu US$ 1,1 bilhão às pouco mais de 90 empresas brasileiras que viajaram com a Apex-Brasil.
Mercado atrativo
Para Braga, o crescente interesse das empresas brasileiras em participar de uma feira como a Gulfood mostra o potencial de negócios que o evento apresenta. “A Gulfood recebe compradores do Oriente Médio, Norte da África e sudeste asiático. Dubai acaba sendo um canal importante de distribuição para essas regiões”, comentou.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) terá um espaço próprio na feira, onde dezesseis agroindústrias ocuparão uma área de 150m² com degustação de pratos, como o shawarma, tradicional entre os árabes, e omelete. “Como maiores produtores e exportadores mundiais de carne de frango halal, o Brasil quer renovar e ampliar suas parcerias junto aos importadores e autoridades do Oriente Médio”, afirmou Francisco Turra, presidente da entidade, em comunicado divulgado à imprensa.
Os exportadores de frango participarão de rodadas de negócios e se encontrarão com autoridades e associações de consumidores da região. Segundo Turra, os árabes são os principais clientes do frango brasileiro.
Serviço
Gulfood
De 18 a 22 de fevereiro
Local: Dubai World Trade Centre
Mais informações: https://www.gulfood.com/