Da Agência Brasil
Brasília – Membros do Conselho Empresarial Brasil-China participaram hoje (23), em Brasília, de um encontro para estreitar as relações econômicas e comerciais entre os dois paises. Os chineses, que estão no Brasil desde o dia 21, têm especial interesse na exploração de petróleo, na indústria aeronáutica e em produtos agrícolas, especialmente soja. Ao Brasil, interessam, entre outros, o carvão, produtos químicos, medicamentos, têxteis, máquinas e produtos elétricos.
Pelo Brasil, participaram do encontro representantes de grandes empresas como a Petrobrás, Vale do Rio Doce e Embraer. Estaúltima mantém na China uma joint-venture com a estatal China Aviation II para a fabricação dos jatos ERJ 145.
Segundo dados do governo chinês, o total do comércio entre China e Brasil atingiu em 2003 US$ 7,98 bilhões – um aumento de 78,7% em relação a 2002.
A visita dos empresários chineses antecede a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, que será realizada no próximo mês, quando uma série de protocolos de entendimentos serão formalizados.
A delegação chinesa já visitou a Embraer, a Bolsa Mercantil de Futuros, em São Paulo, e o Porto de Tubarão.
Ainda hoje, a delegação será recebida, no Palácio do Planalto, pelo presidente Lula.