São Paulo – A Amma Chocolate irá entregar, na próxima semana, seu primeiro carregamento para uma loja do Kuwait. Serão 280 quilos de chocolate orgânico produzidos no estado da Bahia.
O cliente, a loja Red Mango, faz parte de uma rede de lojas que produz iogurtes e sorvetes, além de comercializar chocolates. A oportunidade de exportar para os árabes surgiu porque a Amma já vende para as lojas da Red Mango na Coréia do Sul.
Segundo Diego Badaró, proprietário da empresa, a venda para o Kuwait pode ser apenas a primeira feita para o Oriente Médio. “Eles (os donos da Red Mango) estão abrindo outra loja, no Catar, e uma, provavelmente, em Abu Dhabi”, disse.
Com isso, ele acredita que é possível ampliar os negócios com a região. “É um mercado promissor. Nosso chocolate é puro, com alto teor de cacau, sem a adição de aditivos ou corantes. As pessoas procuram muito esse tipo de produto, então, acreditamos muito nesse mercado.”
Segundo o empresário, a loja do Kuwait fará compras regulares da Amma, e a expectativa é que as vendas ao importador árabe cheguem a cinco toneladas de chocolate por ano.
Em 2010, a empresa exportou 50% de sua produção de 20 toneladas. Atualmente, a Amma vende para os Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália e China. Os maiores clientes são os norte-americanos, mas Badaró prevê uma mudança neste cenário. “Acredito que, em pouco tempo, a Red Mango se sobressaia, porque eles estão expandindo a rede.”
Com capacidade produtiva de 400 toneladas de chocolate, a produção da Amma deve chegar a 60 toneladas este ano, das quais 60% devem ser enviadas ao mercado externo. A certificação orgânica da Amma é da certificadora suíça Imo Control, e vale tanto para a fábrica de chocolates, que começou a produzir em larga escala em março do ano passado, quanto para as seis fazendas da empresa que, juntas, somam 600 hectares de cacaueiros e de mata nativa.
“Somos uma das duas empresas [de chocolate] no mundo que controla desde o processo produtivo [do cacau] até o produto final. Isto nos dá um extremo controle de todas as etapas”. Os chocolates da Amma são produzidos em tabletes que contém de 30% até 85% de cacau.
Badaró não revela os números do faturamento da Amma, mas diz que a empresa é de pequeno porte. Em suas fazendas, ele emprega 30 funcionários fixos e até 100 na época de colheita. Já a fábrica, em Salvador, tem 20 colaboradores.
Contato
Amma Chocolate
Tel.: + 55 71 3246-1000
E-mail: chocolate@ammachocolate.com.br
Site: www.ammachocolate.com.br

