São Paulo – Com sede em Salvador, Bahia, a empresa CleanNew está planejando agora sua entrada nos mercados do Golfo, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. A companhia especializada em higienização e blindagem de estofados tem sete anos de história e é, hoje, uma rede com 40 unidades no Brasil.
O foco da companhia é no atendimento domiciliar a um público com alto poder aquisitivo. Para ir além da higienização dos estofados, a marca desenvolveu um serviço chamado de blindagem, que segundo a empresa envolve nanotecnologia e pode aumentar em até três vezes a vida útil do estofado.
Inovação
Em entrevista à ANBA, o CEO da CleanNew, Fritz Paixão, contou que a oportunidade veio de uma necessidade da própria clientela. “Começamos a empresa como lavagem de carros e atendíamos os condomínios de luxo em Salvador, focan do no público feminino. Elas começaram a pedir serviço de higienização de estofado. Com isso em vista, avaliamos de uma forma que os clientes pagassem por um valor agregado em relação ao risco [de danos em móveis de luxo]”, afirmou ele.
Com isso, o trabalho sob demanda trouxe outras possibilidades de criação. “Os mesmos clientes para quem limpávamos o sofá começaram a pedir produtos para limpar, ou impermeabilizantes. Então, criamos um know how dentro de um segmento que não existia e registramos a blindagem de estofado”, contou o executivo.
A partir daí a empresa passou a replicar o modelo em outras cidades e países como Estados Unidos, Argentina e Colômbia, e em lojas mais recentes em Madrid e Mallorca, na Espanha. Agora, Paixão revela que o planejamento já incluía o Oriente Médio.
TikTok
O caminho até países como os Emirados ganhou força com uma estratégia de marketing digital da empresa. “Utilizamos redes sociais, e influenciadores e artistas mostrando o serviço. Criamos credibilidade assim. Isso foi feito desde o início, porque nós criamos esse mercado [de blindagem], e eu já trabalhei na TV, então tinha essa experiência”, explicou ele, que acompanha de perto o trabalho de divulgação da empresa.
Assim, em setembro de 2021 a marca criou uma conta no aplicativo TikTok, rede especializada em vídeos curtos. “Em fevereiro, tivemos o primeiro vídeo que ganhou alcance, viralizou. Isso porque apresentamos o trabalho, não apenas explicando, mas de uma forma nossa que construímos na rede social. É uma outra linguagem só que vamos testando. O que dá certo, nós continuamos fazendo”, destacou.
Os vídeos chegaram até consumidores e investidores árabes, que se interessaram pela marca e fizeram aportes. Quando a visibilidade veio através do aplicativo, o empresário já havia visitado os Emirados e estudava formas de atuar no país e lembra que, “coincidência ou não, diversos outros países entraram em contato para iniciar operação”.
A demanda na região conta com potencial no mercado de luxo. “Os árabes gostam muito de estofado, investem muito nisso. Tapetes orientais. Esperamos ter uma demanda muito grande, porque não temos concorrência. Blindagem não existe lá”, afirmou ele. Nas novas unidades, a CleanNew trabalha com franquias. “Eles são nossos sócios dentro da operação. E é muito bom ter uma pessoa local que conheça o país, os costumes”, lembrou.
Para o próximo ano, a marca já planeja expansão para o Bahrein e estuda possibilidade de entrar, ainda, no Catar.