São Paulo – A relação comercial entre Brasil e Marrocos poderá crescer nos próximos meses, após a visita de um grupo de deputados brasileiros ao país árabe, realizada em setembro. O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, Cleber Verde (PRB-MA), afirmou à ANBA nesta quarta-feira (21) que há interesse dos dois lados em ampliar as trocas comerciais e que no começo de novembro deverá ser realizada uma reunião com empresários brasileiros e com o embaixador do Marrocos em Brasília, Larbi Moukhariq. Nesta quarta-feira, o embaixador visitou o deputado em seu gabinete, em Brasília.
“Conversamos sobre vender mais produtos ao Marrocos e comprar mais produtos deles. É uma parceria estratégica porque abre as portas da África aos produtos brasileiros. Além disso, o Marrocos está muito próximo da Europa. Nós queremos dar continuidade aos encontros que tivemos e ter mais encontros e eventos”, afirmou Verde.
No encontro com o embaixador e com o ministro conselheiro da Embaixada do Marrocos em Brasília, Mohamed Boulmani, Verde discutiu a ampliação das relações comerciais. “Deveremos organizar uma reunião com empresários brasileiros interessados em fazer negócios com o Marrocos. A reunião deverá ser realizada em novembro”, disse o parlamentar. Entre os produtos que interessam ao Marrocos, afirmou Verde, estão aviões e carne bovina.
Ainda segundo o deputado, durante a viagem, parlamentares dos dois países discutiram a possibilidade de organizar uma visita da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, ao país árabe.
Missão
A viagem dos parlamentares brasileiros ao Marrocos foi feita a convite da embaixada marroquina em Brasília. Dela participaram Verde, Rosângela Gomes (PRB-RJ), César Halum (PRB-TO), João Bacelar (PR-BA), Irajá Abreu (PSD-TO) e o secretário-executivo do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, Khalil Karam. No país árabe eles foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Conselheiros, Mohamed Cheikh Biadillah, pela vice-ministra das Relações Exteriores e da Cooperação, Mbarka Bouaida, pelo ministro da Energia, Minas, Água e Meio Ambiente, Abdelkader Amara, e pelo primeiro-ministro, Abdel-Ilah Benkiran.
Na ocasião, as autoridades marroquinas apresentaram os projetos do país nos setores hídrico e de eletricidade e observaram que, apesar de o Brasil ser um parceiro diplomático do Marrocos, as relações comerciais entre os dois países ainda são tímidas.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Marrocos é o terceiro maior cliente do Brasil entre os árabes africanos, atrás de Egito e Argélia. Em 2014, o Brasil exportou o equivalente a US$ 568,2 milhões ao Marrocos, principalmente em açúcar. Já nas importações, o Marrocos é o segundo principal fornecedor do Brasil entre os países árabes africanos, atrás da Argélia. No ano passado, os marroquinos venderam US$ 1,24 bilhão ao Brasil, principalmente adubos e fertilizantes.