Da redação
São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,6% nos primeiros três meses deste ano, em comparação como o último trimestre de 2003, e 2,7% em relação ao período de janeiro a março do ano passado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na avaliação dos técnicos do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), o comércio exterior foi responsável por metade do crescimento do PIB.
"Em outras palavras, foi a demanda externa a maior responsável pelo crescimento da economia brasileira. O mercado interno consumidor continua fraco", informa a edição de número 105 da Carta do Iedi, publicação semanal da entidade.
De acordo com o documento, o crescimento de 5,6% das exportações de bens e serviços, contra um aumento de 4% nas importações, demonstra "a relevância já observada da demanda externa para o crescimento do PIB brasileiro".
Entre os setores pesquisados, o que revelou o maior crescimento (6,4% em relação ao primeiro trimestre de 2003) foi o do agronegócio. Já a indústria, liderada pelo segmento de transformação, registrou, de acordo com Iedi, o primeiro resultado positivo dos últimos quatro trimestres, que foi de 2,9% de crescimento.