Da redação*
Abu Dhabi — O comércio não petrolífero de Abu Dhabi cresceu 37,5% em 2007 na comparação com 2006. O valor das exportações, reexportações e importações alcançou 74,763 bilhões de dirhans (US$ 20,4 bilhões) em 2007, contra 54,366 bilhões de dirhans (US$ 14,8 bilhões) em 2006, segundo informa o jornal Khaleej Times, de Dubai.
"O crescimento no comércio exterior reflete o desenvolvimento dinâmico de Abu Dhabi", declarou Saeed Al Muhairi, vice-diretor da Administração da Alfândega de Abu Dhabi. A organização compilou um CD com estatísticas de comércio exterior do emirado, seguindo a estratégia dos Emirados de criar um grande banco de dados sobre o comércio no país.
Abu Dhabi é o maior dos sete emirados da federação dos Emirados Árabes, que inclui também Dubai, Sharjah, Fujairah, Ajman, Umm Al Qaiuan e Ras Al Khaimah, e representa mais de 80% do território do país. Abu Dhabi é também o emirado mais rico, pois é o principal pólo produtor de petróleo, gás e de produtos petroquímicos dos Emirados.
O emirado faz divisa com Arábia Saudita e Omã e com os emirados de Dubai e Sharjah, tem 600 quilômetros de costa no Golfo Arábico e cerca de 200 ilhas.
*Tradução de Mark Ament