São Paulo – A indústria paranaense de alimentos Vapza está de olho no mercado do Oriente Médio. A empresa está em processo de obtenção da certificação halal para sua fábrica e quer exportar suas linhas de vegetais e carnes embaladas a vácuo para os países árabes. A certificação halal atesta que os alimentos são produzidos de acordo com a lei islâmica.
“A gente já teve alguns contatos na região e vimos que estava na hora de olhar este mercado, que está crescendo muito”, afirma Enrico Milani, vice-presidente da Vapza. “Nossos produtos são de longa duração e não precisam de refrigeração. São naturais, cozidos a vapor e embalados a vácuo”, explica o executivo. “Acredito que possam substituir a grande quantidade de congelados que vai para lá”, acrescenta Milani sobre as importações feitas pelos árabes. A Vapza produz alimentos para venda no varejo e também para o mercado de food service (distribuição em restaurantes, hotéis, etc.)
A Vapza produz cerca de 10 mil toneladas de alimentos por ano. Em 2014, só nos três primeiros meses do ano, as exportações já representam 15% do faturamento da empresa. As vendas externas são feitas principalmente para França, Inglaterra e Estados Unidos, mas a indústria vende ainda para o Panamá e para Hong Kong.
Os contatos com os potenciais compradores do Oriente Médio vieram por meio de feiras na Europa e na América do Norte. Milani conta que já conversou com importadores dos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, além de Irã e Paquistão, países não árabes, mas que também demandam alimentos halal. “Estamos em contato com redes de varejo”, afirmou.
Para entrar no mercado árabe, além da certificação halal, a Vapza também se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O próximo passo, revela o vice- presidente, é estar presente nas feiras da região. “A gente vai participar da próxima edição da Gulfood”, conta Milani, referindo-se à maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece anualmente em Dubai. A empresa já conta com embalagens em inglês e francês e, se houver demanda, Milani diz que elas também poderão ser produzidas em árabe.
Com sede na cidade de Castro, no Paraná, a Vapza foi fundada em 1996 e tem 350 funcionários. Em 2013, seu faturamento foi de R$ 69 milhões, 49% a mais que no ano anterior.
Contato
Vapza
Tel.: +55 (41) 3362 6466
E-mail: luizmion@vapza.com.br
Site: www.vapza.com.br


