Marina Sarruf
São Paulo – Nas primeiras horas após a abertura da Index, maior feira de móveis do Oriente Médio, quatro empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Móveis de Alta Decoração (Abimad) receberam pedidos de mesas, cadeiras, sofás e acessórios de decoração em quantidades equivalentes a três contêineres. Os compradores foram lojistas e consumidores da região do Golfo Arábico. A Index começou ontem (28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e vai até o dia 02 de dezembro
De acordo com o responsável pelo departamento de Relações Internacionais da Abimad, Rafael Molon, que está na feira, as primeiras vendas renderam algo entre US$ 150 mil e US$ 200 mil. Em cada contêiner cabem cerca de 100 sofás ou 20 mesas com 160 cadeiras. "O primeiro dia foi bem positivo para as empresas da Abimad", afirmou. Os pedidos foram feitos, principalmente, por compradores dos Emirados Árabes, Kuwait, Catar e Bahrein.
As quatro empresas que já fecharam negócios são a Formanova Móveis, que fabrica produtos para salas de jantar, home theater e complementos; a Antica, que comercializa móveis, quadros, vasos, luminárias e esculturas; a Niroflex, que fabrica estofados de couro; e a Century, de estofados em tecido. Segundo Molon, algumas das companhias venderam metade dos produtos que levaram para mostruário.
"Estamos muito surpresos com o número de contatos realizados", disse Molon, que recebeu visitantes da Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Sudão, Argélia, Bahrein, Jordânia, Catar, Emirados Árabes e Cazaquistão, que não é um país árabe. "Recebemos também muitas pessoas interessadas em montar um showroom com nossos móveis na região", acrescentou. A Abimad escolheu a Index para lançar um consórcio de empresas voltado para exportação aos países árabes.
O primeiro dia da Index rendeu para a Abimad também uma parceria com a revista Gulf Interiors, principal revista de móveis e decoração dos países do Golfo. De acordo com Molon, nas próximas edições os móveis das empresas da Abimad serão divulgados na revista.
Visita do príncipe-herdeiro
Na abertura do evento, o príncipe-herdeiro de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, visitou o estande brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e conversou com o secretário-geral da entidade, Michel Alaby.
Segundo Alaby, Maktoum ficou satisfeito com a participação de 38 empresas e associações brasileiras na feira. "Ele perguntou sobre o número de empresas brasileiras participantes, qual era o tamanho do estande e quantas vezes o Brasil já havia participado", disse Alaby, que aproveitou e pediu um espaço maior para a edição de 2006. A Câmara Árabe participa do evento pela sétima vez e conta com um espaço de 850 metros quadrados.
Além de Maktoum, os empresários brasileiros também receberam a visita do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Flávio Moreira Sapha. No total, a Index conta com 1,5 mil expositores de 46 países.