Conab espera produção de grãos 3,4% maior

A Companhia Nacional de Abastecimento e o IBGE divulgaram suas projeções de safra. Os dois esperam crescimento.

Agência Brasil
pauta@ebc.com.br

Brasília – A produção de grãos no Brasil deve crescer 3,4% na colheita 2018/2019 em relação à safra passada, o que representa aumento de 7,7 milhões de toneladas.  A projeção, que prevê volume de 232,3 milhões de toneladas produzidas, foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Caso se confirme, será a segunda maior produção de grãos da série histórica. Soja, milho, arroz e algodão aparecem como as principais culturas produzidas no País, representando 94,5% da safra. O aumento da área dessas culturas, com exceção do arroz, devem contribuir para a elevação de 2,1% em relação à safra anterior, chegando à marca de 63 milhões de hectares.

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou sua projeção de safra. Segundo o instituto, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar 2019 com 230,1 milhões de toneladas, um crescimento de 1,6% em relação a 2018. Entre as três principais lavouras de grãos do País é esperada alta na produção de 2018 para 2019 apenas para o milho (11,9%), que deverá fechar o ano com 91,04 milhões de toneladas. A terceira estimativa do IBGE é 0,6% mais otimista do que a previsão anterior, de fevereiro.

A Conab e o IBGE apresentam dados diferentes porque a primeira leva em conta o ano safra e o segundo o ano civil.

Karine Viana/Palácio Piratini

Publicações relacionadas