Concurso leva universitários ao Egito

Para participar, é preciso apresentar projeto com soluções para fome, educação ou igualdade de gênero. Inscrições terminam nesta segunda-feira (23).

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Terminam nesta segunda-feira (23) as inscrições para o  Do it! Challenge 2018 , concurso que tem por objetivo premiar projetos que ajudem no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).  As inscrições podem ser feitas até às 23h55, horário de Brasília, e os ganhadores viajarão ao Egito.

Os projetos inscritos devem ser voltados para  Fome Zero e Agricultura Sustentável, Educação de Qualidade e Igualdade de Gêneros, que são três ODS. As Nações Unidas estipularam 17 objetivos para tornar o mundo mais sustentável, que devem ser cumpridos por países signatários até 2030.

O Do it! Challenge é uma parceria entre a Eureca e a Aiesec Brasil, organizações que buscam unir jovens líderes para empreenderem transformações no mundo. A premiação vai escolher um projeto ganhador para cada um dos três objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os vencedores irão ao Egito para participar do Congresso Internacional da Aiesec, em julho, e apresentarão seus trabalhos no Fórum Youth Speak, em dezembro, no Brasil. Os dois encontros tratam de liderança jovem. Além disso, todos os finalistas – três em cada ODS – ganharão um programa de aceleração para tirarem suas ideias do papel.

Os objetivos globais propostos pela ONU têm como objetivo unir pessoas, governos e empresas para criar um mundo mais saudável e sustentável, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento: econômica, social e ambiental.

A Aiesec Internacional e a ONU fizeram uma pesquisa e descobriram os três objetivos com que a juventude brasileira mais se identifica. O Fome Zero e Agricultura Sustentável busca soluções para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. A Educação de Qualidade pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Já a Igualdade de Gênero quer alcançar a igualdade e empoderar todas as mulheres e meninas.

Pelo segundo ano consecutivo o Do it! Challenge busca encontrar jovens líderes empreendedores com a vontade e o potencial de fazer a diferença, oferecendo soluções para contribuir com os ODS.

Para participar, é necessário ser estudante de graduação e realizar os desafios online disponíveis na plataforma. Caso vença, deve ter disponibilidade de viajar para o Egito de 1 a 9 de julho.

Para ver o regulamento, clique aqui. Inscrições pelo site do desafio.

Mario Goldman/AFP

Publicações relacionadas