Isaura Daniel
São Paulo – A Condor, fabricante brasileira de produtos de higiene, beleza e limpeza, começa a desembarcar as suas escovas de cabelo na Arábia Saudita a partir do mês de julho. A Arábia Saudita será o segundo país do Oriente Médio a manter relações comerciais com a empresa, líder no mercado nacional de pentes, escovas de cabelo e vassouras. Até então, apenas a Síria, entre os países árabes, comprava artigos da marca.
Desde o início deste ano, porém, a companhia vem levando adiante um projeto de diversificar as suas exportações, hoje 75% voltadas para os Estados Unidos e 16% para países da América Latina. A Condor vai trabalhar para aumentar as vendas justamente para as nações do Oriente Médio, além da África e Europa. Atualmente as exportações respondem por 17% do faturamento da empresa – R$ 19 milhões. A meta é elevar esse percentual para 25% até 2005.
Os países do Oriente Médio deverão responder por 5% das vendas externas da companhia até a data, de acordo com o gerente de exportação, Lissandro Luiz Grossl. Hoje, a região não chega a representar 1% da receita com o mercado internacional. A Síria compra apenas cerca de US$ 25 mil em escovas de cabelo profissionais da Condor. As vendas são feitas regularmente para um distribuidor local há cerca de três anos.
Na Arábia Saudita, as escovas de cabelo da marca também vão chegar por meio de um distribuidor local. O primeiro pedido, feito após a participação da empresa na BeautyWorld Middle East, feira do setor de beleza que ocorreu no final de abril em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi de R$ 35 mil.
Na mostra, a Condor começou a conversar com distribuidores e varejistas de outras nações árabes como Emirados, Egito, Omã, Líbano e Síria. A intenção, agora, é aprofundar as relações com as empresas interessadas e visitar os países onde houver mais possibilidade de negócios no decorrer do ano.
Apesar de as vendas externas da Condor estarem concentradas em clientes norte-americanos, um total de 35 países compram produtos da marca. Os produtos mais exportados são as vassouras. No mercado árabe, porém, o maior interesse é pelos produtos para cabelos.
Quem é a Condor
A Condor possui quatro fábricas na cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, e distribui seus produtos para cerca de 300 mil pontos-de-venda no Brasil. Além das escovas de cabelo e das vassouras, a Condor fabrica escovas de dente, acessórios da área de cabelo como os pincéis para tintura, fios dentais, e outros produtos do setor de limpeza, como os rodos e pás. Há ainda uma divisão com produção de pincéis artísticos e para pintura imobiliária. São cerca de 160 milhões de unidades fabricadas ao ano.
A empresa foi fundada em 1929 por um imigrante russo chamado Augusto Emílio Klimmek, na mesma cidade em que mantém a sede até hoje. As exportações começaram a ser feitas ainda em 1962. Além de já ter sido reconhecida em diversos rankings nacionais como uma das marcas mais lembradas no setor de higiene, beleza e limpeza, a indústria trabalha com o selo "Empresa Amiga da Criança" pelos projetos comunitários que desenvolve com crianças e adolescentes, principalmente pela orientação e incentivo à higiene bucal.
No ano passado, o faturamento da companhia alcançou R$ 128 milhões. A projeção de receita para este ano é de R$ 130 milhões.
Serviço:
Condor S.A
www.condor.ind.br
condor@condor.ind.br
(+55) 47 – 631 2000