Maghreb Arabe Presse*
Rabat – A Agência do Golfo Árabe para Mídia e Comunicação (AGA, uma agência especializada em comunicação e marketing) promoveu esta semana uma conferência no Marrocos em que foram apresentadas a investidores dos países do Golfo Arábico, principalmente Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, projetos de investimento no Marrocos em áreas não tradicionais. O país árabe do Norte da África já recebe grandes volumes de investimento no setor imobiliário e turístico.
Durante o seminário "Cooperação econômica entre o Marrocos e os países do Golfo: realidade e possibilidades", foram apresentadas opções de investimento nos setores manufatureiro, de alimentos agrícolas, energético e de mineração, de tecnologia, energia renovável e também de dessalinização de água do mar. Outros projetos foram apresentados nos setores imobiliário e turístico, em mídia e novas tecnologias e também em finanças e no setor bancário.
Marrocos
O Marrocos tem um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 61,6 bilhões e renda per capita de US$ 4,9 mil. O país, que fica no Norte da África, tem sua produção industrial concentrada em produtos minerais, alimentícios e têxteis.
O país possui dois terços das reservas de fosfatos do mundo e é também o maior exportador do produto, com 31% do mercado mundial. O Marrocos é ainda o maior exportador mundial de sardinha e tem grande parte da sua renda atrelada ao turismo.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

