São Paulo – O Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos promove de segunda (09) a quarta-feira (11), em Dubai, o Annual Investment Meeting (AIM), ou Reunião Anual de Investimentos, em tradução livre. O encontro irá discutir os obstáculos aos fluxos de investimentos estrangeiros diretos (IEDs) e ao desenvolvimento.
Em sua oitava edição, o evento tem por objetivo ser uma plataforma para os investimentos estrangeiros diretos, colocando representantes de governos e do setor privado que têm projetos frente a frente com potenciais investidores.
“O Annual Investment Meeting será centrado na aceleração dos fluxos de IED pelo mundo e na exploração de novas maneiras para impulsionar os investimentos e o comércio”, comentou o CEO do AIM, Dawood Al Shezawi, segundo comunicado da organização.
O fluxo mundial de IED recuou 16% no ano passado, em relação a 2016, para US$ 1,52 trilhão, segundo dados da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
Os países desenvolvidos foram os mais afetados pela queda, já que para as nações em desenvolvimento o volume de recursos cresceu 2% na mesma comparação, para US$ 653 bilhões.
Alguns dos temas de discussão do AIM serão: Induzindo o desenvolvimento sustentável por meio dos IEDs; investimentos na quarta revolução industrial; como a tecnologia está mudando o futuro da produtividade e do crescimento; parcerias público-privadas em projetos de infraestrutura; e fundos soberanos e de private equity e seu papel nos investimentos.
Os principais setores de interesse do evento são o agronegócio, energia, mineração, financeiro, infraestrutura e logística, informática e telecomunicações, indústria, imobiliário, turismo e comércio.
Os números previstos para a conferência são superlativos. São esperadas autoridades de mais de 40 países, empresários de 140 nacionalidades, 100 agências de promoção de investimentos, 50 pavilhões nacionais, 90 palestrantes e cerca de mil delegados, num total de 20 mil participantes.
Brasileiros
O Brasil marcará presença no fórum com o coordenador de investimentos do Ministério da Agricultura, Reinaldo Vergara, o presidente da Autoridade Portuária do Itaqui, no Maranhão, Ted Lago, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (Investe Paraná), Adalberto Netto.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Porto do Itaqui, Lago irá apresentar o porto, buscar mercado e potenciais investidores. Ele vai também representar o governador do Maranhão, Flávio Dino, no evento.
De acordo com Netto, a Investe Paraná participará do AIM pela terceira vez. O órgão vai representar o governo do estado e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). A ideia é atrair investimentos e outros negócios para áreas de agronegócio, exportação, indústria automotiva, eletrônica, energia, alimentos e farmacêutica.
Além da conferência em si, o encontro no Dubai World Trade Centre contará com feira de negócios, apresentações de países, rodada de investimento, oficinas de capacitação e premiações.
Serviço
Annual Investment Meeting
De 09 a 11 de abril
No Dubai World Trade Centre, Emirados Árabes Unidos
Mais informações, clique aqui para acessar o site do evento