Alexandre Rocha
São Paulo – O J.Macêdo, segundo maior grupo moageiro do país, quer começar a exportar e escolheu o mercado árabe como porta de entrada ao comércio exterior. Apesar do grande porte, o grupo ainda não atua de maneira contínua no mercado internacional. "Fazemos algumas exportações esporádicas, mas agora queremos profissionalizar esta área e temos um portfólio de produtos bastante razoável", disse à ANBA o vice-presidente da companhia, Roberto Macêdo. "Vamos começar pelos países árabes e por Angola", acrescentou.
A empresa processa um milhão de toneladas de trigo por ano e é proprietária de marcas bastante conhecidas no mercado brasileiro, como a farinha de trigo e as misturas para bolo Dona Benta e as massas Petybon. A companhia produz também gelatinas, pudins e flans em pó, biscoitos e fermentos.
Adaptações nos produtos e nas embalagens não são problemas. "Podemos fazer tudo o que for necessário para atender o gosto do cliente", garantiu Roberto. A empresa pretende participar de alguma feira nos países árabes no futuro próximo. Na semana passada, o executivo esteve na Câmara de Comércio Árabe Brasileira para saber mais informações sobre o mercado.
O J.Macêdo tem quatro moinhos em Fortaleza, São Paulo, Londrina e Salvador; quatro fábricas de massas em Salvador, Maceió, São Paulo e na Paraíba; e uma fábrica de biscoitos na Bahia. Ao todo a área de alimentos emprega três mil pessoas e responde por 83% do faturamento do grupo, que no ano passado, segundo Roberto, chegou a R$ 1,1 bilhão.
Além disso a companhia tem um acordo com a multinacional Bunge, que produz mercadorias com as marcas J.Macêdo em locais onde ela não tem fábricas, como no Rio Grande do Sul. O acordo é uma via de mão dupla. A J.Macêdo fabrica produtos para a Bunge em determinados lugares, como no Ceará.
Transformadores e tintas
Mas a empresa não trabalha só com alimentos e quer exportar outros produtos. O grupo é dono da Cemec, que produz transformadores elétricos, e da fábrica de tintas Hidracor. A companhia pretende prospectar o mercado árabe para estas mercadorias também.
Ao todo, as duas subsidiárias empregam entre 800 e 900 pessoas, segundo Roberto. A Hidracor tem como principal produto tintas em pó a base de cal, mas também atua no segmento de tintas líquidas.
O J.Macêdo é um grupo familiar e foi fundado em 1939 como uma empresa de representação comercial. As atividades como moinho começaram em 1955. A empresa tem sede em Fortaleza, capital do Ceará.
Ceará exportador
Roberto Macêdo é também vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e pretende prospectar o mercado árabe para outros produtos do estado, como castanha-de-caju, artesanatos, frutas, sucos, granitos, calçados e têxteis.
Contatos
Grupo J.Macêdo
www.jmacedo.com.br
Divisão de alimentos
Tel: +55 (11) 2132-4201
www.donabenta.com.br
www.petybon.com.br
Cemec
Tel: +55 (85) 4005-6666
www.cemec.com.br
Hidracor
Tel: +55 (85) 4005-4201
www.hidracor.com.br