Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Uma missão com 25 empresários brasileiros do setor imobiliário terá, a partir da próxima segunda-feira (4), uma série de atividades em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem é organizada pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (FIABCI/Brasil) e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. "O objetivo da missão é verificar possibilidades de negócios, visitar as grandes obras e as principais empresas imobiliárias", afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que acompanha os empresários.
Segundo Alaby, vão participar da missão representantes de incorporadoras e construtoras imobiliárias, agentes financeiros, corretoras de imóveis e advogados que atuam no setor. "O porte das empresas participantes é de alto nível", disse ele, que citou, como exemplo, a R.Yazbek, de desenvolvimento imobiliário, e a construtora Romeu Chap Chap, ambas de São Paulo.
De acordo com informações fornecidas à ANBA pelo presidente da FIABCI/Brasil, Ricardo Yazbek, as empresas brasileiras têm grande know-how na área imobiliária, não só em construção, mas também em gestão. Além de buscar parcerias e conhecer o mercado de construção nos Emirados Árabes, os empresários também querem atrair investimentos. Segundo Yazbek, o setor imobiliário brasileiro está sendo muito procurado por investidores estrangeiros.
Por outro lado, as empresas brasileiras também têm grandes oportunidades de negócios em Dubai. No emirado, por exemplo, a demanda por imóveis já é maior do que a oferta e os grandes empreendimentos são terceirizados.
Para se ter uma idéia do potencial de Dubai, apenas os projetos de construção que já estão em desenvolvimento somam US$ 300 bilhões. Entre eles estão as ilhas artificiais, que vão abrigar mais de 100 hotéis, shoppings e milhares de residências e prédios comerciais. Durante a viagem, os empresários vão ter a oportunidade de visitar o Downtown Burj Dubai, bairro planejado que incluirá a torre mais alta do mundo, o Burj Dubai, edifício com mais de 700 metros de altura, além do shopping center que está sendo projetado para ser o maior do mundo, com 1,2 mil lojas e mais de 100 restaurantes.
Além do Burj Dubai, os empresários também vão visitar o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura e 56 andares, o Burj Al Arab, e o Emirates Palace Hotel, um dos dois únicos do mundo que tem sete estrelas, que está localizado na capital dos Emirados, em Abu Dhabi. Também está programado uma visita à zona franca de Dubai, em Jebel Ali; apresentação no Departamento de Promoção Comercial e Turística; encontro com o embaixador brasileiro em Dubai, Flávio Albuquerque Sapha, e visita às empresas imobiliárias Al Quadra e Dubai Properties.
Os empresários da missão estão, atualmente, em Barcelona, na Espanha, participando de um congresso internacional do setor imobiliário e vão partir em seguida para Dubai, onde vão ficar até o dia 08 de junho.
FIABCI
A FIABCI é uma entidade que tem representações em 48 países e agrega 1,5 milhão de profissionais, como corretores de imóveis, administradores, consultores, arquitetos, advogados e seguradores. Segundo o site da FIABCI, seu objetivo é ajudar seus membros a terem maior conhecimento do setor, expandir seus contatos internacionais e otimizar oportunidades de negócios em todo o mundo.