São Paulo – Na noite de quinta-feira (28), o Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos de São Paulo celebrou os 48 anos do país. A data nacional foi marcada por um jantar no hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista, com a presença de diplomatas e autoridades, entre elas o governador do estado de São Paulo, João Doria.
A data nacional lembra a fundação dos Emirados em 02 de dezembro de 1971, unindo Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s Al- Khaimah, Sharjah, Umm Al-Quawain.
Segundo o consulado, João Doria falou sobre o escritório comercial que o governo do estado pretende abrir em Dubai. Doria disse que em fevereiro de 2020 vai visitar o país para inaugurar o espaço.
Na cerimônia, o cônsul dos Emirados, Ibrahim Salem Alalawi, destacou as relações entre o estado de São Paulo e o país árabe. Ele ressaltou ainda a expectativa para o início da Expo Dubai 2020, exposição universal que ocorrerá no emirado a partir de outubro do ano que vem.
A mostra ocorre a cada cinco anos e pela primeira vez será realizado no Oriente Médio. Dubai espera receber 25 milhões de visitantes, sendo 70% deles estrangeiros. O espaço do Brasil na exposição será dentro do Pavilhão da Sustentabilidade.
Participaram do evento a diretora Cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Sílvia Antibas, o diretor-tesoureiro, Nahid Chicani, os diretores William Atui e Mohamad Abdouni Neto, a gerente de Marketing, Karina Cassapula, e o vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Hussein El Zoghbi, além de políticos e outras personalidades.