São Paulo – As doações para a campanha ‘Um Abraço em Beirute’, promovida pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, se encerraram nesta semana e ajudaram a fortalecer os laços entre brasileiros e libaneses. Agora, o valor arrecadado será enviado à Cruz Vermelha libanesa para fornecer alimentação a 1.500 famílias atendidas pela instituição. O apoio é direcionado para a capital do país árabe após seu porto ter sido atingido por uma explosão no início do mês de agosto.
Quando concluir o repasse, o cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar (foto acima), já planeja mais ações em prol do país. “Estamos em contato com a TV Cultura para realizar outro projeto e continuar arrecadando fundos para o Líbano. A ideia é fazer um programa que fale sobre turismo e culinária libanesa, com a participação de chefs do próprio Líbano”, afirmou Bitar, lembrando a importância de seguir apoiando o país árabe. “Os libaneses precisam deste apoio para reconstruir suas casas, e enfrentar esse período de dificuldades econômicas, com inflação e dificuldades financeiras”, disse.
O projeto ‘Um Abraço em Beirute’ teve início no dia 20 de setembro, com um show que contou com participação de artistas brasileiros consagrados e apresentação na TV Cultura. Na estreia, o programa atingiu grande audiência e ganhou retransmissão no dia 27 de setembro.
Nas três semanas em que esteve ativo, o projeto possibilitou doações de brasileiros ao país árabe. “A arrecadação foi muito boa, especialmente em nível afetivo, sentimental. Muitas pessoas nos ligaram, mandaram mensagem para parabenizar a iniciativa e dizer coisas boas. A ideia não foi somente arrecadar fundos. Além do dinheiro, a ideia era provocar a atenção para o que acontece no Líbano. E para incentivar a coletividade libanesa a auxiliar”, lembrou Bitar.
De acordo com o cônsul, o show também foi bem recebido no Líbano, onde uma TV local transmitiu o evento, com legendas em árabe. “Os artistas brasileiros foram muito bem recebidos lá, tiveram muitos elogios às músicas onde a TV libanesa passou o programa. Agradecemos a todos que apoiaram e esperamos continuar próximos também à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que nos ajudou a tornar a campanha possível”, concluiu o cônsul. A Câmara Árabe apoiou a realização da campanha.