São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer estabelecer novas formas de cooperação com a Arábia Saudita. Michel Alaby, diretor-geral da entidade, e Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais, participaram de encontros nesta terça-feira (21) no país do Golfo nos quais trataram de projetos institucionais e comerciais.
No Conselho de Câmaras Sauditas, a reunião foi com Mohammed Al Ghazzawi, diretor de Cooperação Internacional, e Waleed Al Orainan, diretor de Relações Internacionais. “Falamos sobre a criação do Conselho Empresarial Brasil-Arábia Saudita, que deve envolver representantes da indústria, agricultura, serviços financeiros, turismo e investimentos”, contou Alaby.
O Brasil já tem conselhos empresariais com vários países árabes. Eles são formados por empresários, além de lideranças setoriais e entidades, e trabalham para fomentar o comércio e os investimentos entre países e regiões
O diretor-geral também falou sobre a possibilidade de intercâmbio de funcionários entre as instituições, para que possa haver uma aproximação e um conhecimento maior entre as entidades. Outro tema tratado no encontro foi o compartilhamento de informações sobre as empresas sauditas com a instituição brasileira.
Alaby e Mansour se encontraram ainda com Flávio Marega, embaixador do Brasil em Riad. Na reunião, o diplomata falou sobre os planos de participação do Brasil em eventos no país árabe.
“Eles vão participar das feiras Saudi Food (de alimentos) e Saudi Agriculture (de produtos agrícolas). Eles também pretendem fazer uma semana brasileira de produtos alimentícios no supermercado Al Othaim”, destacou Alaby, sobre os planos da embaixada.