Copa dos Refugiados abre inscrições para times

O campeonato tem como propósito a integração social dos migrantes e refugiados por meio do futebol, e terá etapas estaduais e nacional.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – As inscrições para os times participarem da Copa dos Refugiados estão abertas até o dia 31 de maio. O evento tem como propósito a integração social dos migrantes e refugiados através do jogo. Cada time representa o país de seus jogadores e o campeonato terá etapas estaduais e, por fim, nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro, em setembro. Apenas o torneio do Rio Grande do Sul já encerrou suas inscrições.

O evento é idealizado e realizado pela ONG África do Coração, com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) do Rio de Janeiro é parceira do projeto. O secretário João Mendes de Jesus esteve no lançamento da Copa 2019 (foto acima), que terá o tema “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que foi forçada a deixar o seu país”.

As disputas estaduais acontecem nas cidades do Porto Alegre (RS), a partir de 20 de junho, Brasília (DF), em 22 de junho, Recife (PE), em 13 de julho, Curitiba (PR), em 20 de julho, Rio de Janeiro (RJ), em 17 de agosto, e São Paulo (SP), em 24 de agosto.

“Futebol é uma linguagem universal e é a paixão brasileira. Por isso temos um projeto desse tipo que cada vez está criando mais visibilidade. Queremos fazer uma integração e levar os brasileiros a torcer para os refugiados. Mais do que ajudar com dinheiro, mas torcer, estender a mão para as pessoas que vêm de fora. Isso dá mais acolhida para quem vem ao Brasil”, explicou o presidente do África do Coração, Jean Katumba.

Além do campeonato, o projeto promove oficinas para a integração dos refugiados como palestras, sarau dos refugiados, noite cultural dos refugiados, oficina para as crianças refugiadas e desfile de moda. Cada edição a Copa tem um tema para incentivar reflexões sobre o preconceito e quebrar barreiras culturais acerca da inclusão social dos refugiados no Brasil.

Serviço

Copa dos Refugiados

Inscrições aqui até o dia 31 de maio

Divulgação

Publicações relacionadas