Marina Sarruf
São Paulo – A corretora paulista de commodities agrícolas, IACB Intercrop, espera dobrar suas exportações para os países árabes este ano. No ano passado, a corretora, que exporta e importa produtos agrícolas e industrializados, destinou 70% de suas vendas externas para o mercado árabe. Para chegar a este resultado, a empresa abriu há seis meses, em parceria com um empresário local, um escritório comercial em Túnis, capital da Tunísia, e tem planos para abrir mais dois, um no Sudão e outro nos Emirados Árabes Unidos.
"Buscamos formar parcerias de longo prazo nos países árabes. É um mercado que tem muito potencial", afirmou o corretor (broker) da empresa, Guilherme Korte. Segundo ele, o plano da companhia é abrir os novos escritórios em um ano. "Dubai e o Sudão são grandes importadores de commodities agrícolas", acrescentou.
Os principais produtos brasileiros que a empresa negocia com a região são óleos vegetais, açúcar, leite em pó, sucos, café, carne enlatada, extrato de tomate, cerâmicas e pedras ornamentais. "As exportações para o mercado árabe crescem muito a cada ano", disse Korte. Para se ter uma idéia, as exportações brasileiras do agronegócio para os árabes somaram US$ 1,27 bilhão de janeiro a maio desse ano, o que representou um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2005.
De acordo com Korte, a IACB Intercrop exporta 320 mil toneladas por ano de óleos vegetais para o mercado árabe e 1,2 milhão de toneladas de grãos. O preço da tonelada custa em média US$ 300.
A empresa já exporta para mais de 20 países. Os árabes são: Tunísia, Egito, Líbia, Marrocos, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Sudão e Argélia. Segundo Korte, o diretor da corretora, Ruy Flückiger, viaja três vezes ao ano para a região. Neste ano, ele já foi para o Egito, Argélia e Tunísia. A IACB Intercrop busca parcerias, principalmente, para exportar óleos vegetais e açúcar às nações árabes.
Além de exportar para o mercado árabe, a corretora também importa azeite e tâmaras da Tunísia. "São produtos de ótima qualidade", afirmou Korte. Segundo ele, o volume de importação de mercadorias da região é pequeno, mas a empresa quer ampliar.
Outros países
A IACB Intercrop, fundada em 1997, também possui escritórios comerciais na Itália, Buenos Aires, na Argentina e na Alemanha. Todos os escritórios são mantidos em parceria com empresários locais. A empresa emprega oito funcionários em sua sede em São Paulo. Entre as empresas parcerias da corretora estão Cargill, Bunge e a Archer Daniels Midland (ADM). A corretora tem parceria com cerca de 90 empresas nacionais e internacionais.
Contatos
IACB Intercrop
Tel: +55 (11) 3815-0225
Fax: +55 (11) 3816-5907

