Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O grupo jordaniano HTM Sukhtian quer exportar cosméticos para o Brasil. O gerente regional da empresa, Diab Abu Ghosh, desembarcou no começo da semana na cidade de São Paulo com o objetivo de conseguir um distribuidor para os seus produtos no mercado brasileiro. O HTM Sukhtian é um grupo industrial de grande porte na Jordânia e fabrica, na área de cosméticos, produtos para cabelos, pele e higiene bucal. A companhia tem oito fábricas no país, além de unidades na Palestina e Arábia Saudita, e atua também em outros segmentos como fabricação de medicamentos e artigos de limpeza.
De acordo com Ghosh, a viagem para o Brasil faz parte de uma estratégia maior da empresa de entrar no mercado latino-americano. A empresa já começou a vender, neste ano, para a Bolívia, e está registrando seus produtos na Venezuela. Para o Brasil é a primeira vez que o grupo envia um representante. "O Brasil é um país grande, tem boas oportunidades para se negociar", afirmou o gerente em entrevista à ANBA, durante visita à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, ontem (11) à tarde.
O gerente da HTM Sukhtian, que cuida do setor de cosméticos, vai participar da Hair Brasil, feira internacional de beleza, que começa na sexta-feira (13) e segue até o dia 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Ele acredita que os artigos da empresa que terão futuro no mercado brasileiro são os da linha HiGeen, que inclui, por exemplo, produtos com álcool para limpar e desinfetar as mãos sem água, loção da mesma natureza para o corpo, sabão líquido antibacteriano e creme dental feito com sal do Mar Morto. Também há talcos e gel para ultra-som.
Os cosméticos fabricados pela empresa são voltados para mulheres, homens e crianças. Ghosh afirma que a HTM Sukhtian está produzindo embalagens em português e espanhol para atender o mercado latino-americano. A empresa já exporta seus cosméticos para países do Golfo Arábico, África e Europa. No total 23 países são atendidos e as vendas externas respondem por 80% da produção, segundo o executivo. A companhia também representa a marca alemã de cosméticos Schwarzkopf no Oriente Médio.
A HTM Sukhtian é uma companhia privada de propriedade do empresário árabe Munir Sukhtian. A empresa nasceu na Palestina, em 1933, atuando no varejo farmacêutico, e está na Jordânia desde 1972. Hoje, a empresa tem escritórios em várias partes do mundo. Além das unidades jordanianas, o grupo mantém três fábricas na Arábia Saudita e uma na Palestina. A matriz da empresa fica em Amã, capital da Jordânia.
Contatos
HTM Sukhtian
Telefone: (11) 8209-2170 (temporário no Brasil) e +962 (6) 565-0300 ramal 141 (na Jordânia)
E-mail: export3@sukhtian-htm.com
Site: www.sukhtian-htm.com