Geovana Pagel
São Paulo – A Couromoda 2004, feira internacional de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro, estará lançando oficialmente o Couromoda Exporter, um novo serviço para apoiar as empresas exportadoras de calçados e artefatos de couro. A 31ª edição da feira acontece de 13 a 16 de janeiro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.
O programa vai identificar quais são as empresas brasileiras exportadoras, produtos que fabricam, faixas de preço, mercados atendidos, distribuidores internacionais e outras informações que tornem mais rápidos e objetivos os contatos entre importadores e exportadores.
Francisco Santos, presidente da Couromoda, diz que esta iniciativa é mais um desdobramento da atuação internacional da feira. “Há mais de 28 anos a Couromoda desenvolve um intenso trabalho de promoção do calçado brasileiro no exterior, levando empresas a eventos internacionais e trazendo ao Brasil compradores de vários países ao redor do mundo”, explica.
Segundo ele, estas ações, identificadas pela bandeira Shoes from Brazil têm sido um marco importante no esforço de ampliar as exportações brasileiras e atrair a atenção internacional para os calçados brasileiros. “A criação do programa Couromoda Exporter, portanto, é mais um passo que se dá para otimizar os contatos já estabelecidos”, comemora.
O programa atuará em duas frentes: durante as feiras promovidas pela Couromoda, que é considerada a principal feira de calçados e artefatos de couro da América Latina, agilizando os contatos pessoais entre visitantes e expositores e via internet, disponibilizado estas informações no portal www.couromoda.com para compradores estrangeiros cadastrados.
A edição de 2004 deve superar a visitação de 2003, quando foram registradas 54 mil visitas profissionais. Destes visitantes, 70% foram lojistas nacionais e compradores estrangeiros.
São aguardados 2.000 importadores
A presença de grande número de compradores estrangeiros é uma das maiores expectativas da Couromoda 2004. São aguardados 2.000 importadores, com crescimento superior a 15% em relação à feira anterior.
Para tanto, a direção da Couromoda promoveu este ano o maior esforço de divulgação internacional já realizado. Além de divulgar a feira em eventos internacionais (GDS, Micam, Las Vegas e México), convites e material informativo foram enviados a compradores do mundo inteiro: 3.300 razões sociais na América Latina; 2.500 na América do Norte e 700 na Europa e Ásia.
Por meio das embaixadas brasileiras as informações sobre a feira chegaram a importadores de 45 países com potencial de comprar calçados brasileiros.
Ao chegar à feira, todos estes visitantes receberão uma listagem de empresas exportadoras, contendo nome e dados completos para contato; tipo de produto oferecido, relação de distribuidores e/ou representantes internacionais, bem como localização do estande da empresa na feira. Os expositores exportadores serão identificados por meio do selo Couromoda Exporter afixado na entrada do estande.
Mesmo antes de chegar à São Paulo, em janeiro, os importadores já poderão consultar a listagem dos expositores/exportadores, disponível no portal da Couromoda para todos os visitantes cadastrados e dotados de senha de acesso.
Como os expositores podem participar
Para beneficiar-se do programa Couromoda Exporter a empresa de calçados ou artefatos deve atender alguns requisitos: já ser exportadora; ter exportado, nos últimos 12 meses, para pelo menos quatro países diferentes; informar dados que farão parte do cadastro do programa, sobre produtos, faixas de preço, relação de distribuidores e/ou representantes internacionais; manter atualizadas suas informações junto ao cadastro da Couromoda; e ser expositor de pelo menos um dos eventos promovidos pela Couromoda.
O exportador cadastrado no programa recebe autorização para uso da logomarca Couromoda Exporter em seus materiais promocionais, impressos ou eletrônicos. No portal da feira os exportadores cadastrados serão listados em diretório exclusivo e o selo do programa aparecerá também na página individual de cada expositor exportador na seção ‘Vitrine’.
Contato
Telefone: (11) 3897.6100
Site: www.couromoda.com

