Geovana Pagel
São Paulo – A 34ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro (Couromoda), vai reunir mais de mil empresas produtoras do setor coureiro-calçadista, entre os dias 15 e 18 de janeiro no Parque Anhembi, em São Paulo. A mostra receberá lojistas e distribuidores brasileiros, além de importadores de mais de 60 países.
Maior feira da América Latina e a quarta maior do mundo no setor, a Couromoda terá 80 mil metros quadrados de área total e vai abrir a temporada brasileira de negócios do ano em calçados, acessórios e confecções. A feira ocupará todo o Pavilhão de Exposições do Anhembi e mais um pavilhão especialmente construído para abrigar expositores da área de têxtil, onde acontece a Feira Brasileira de Confecções e Acessórios de Moda (Feninver).
"Os visitantes vão conferir as novas propostas de mais de três mil marcas", disse o presidente da feira, Francisco Santos. Segundo ele, a cada edição a Couromoda se confirma como o principal ponto de encontro do comércio calçadista mundial. "Para a feira desse ano são esperados cerca de quatro mil compradores internacionais vindos de mais de 60 países. A feira recebe grupos de compradores dos Estados Unidos, França, Itália, Espanha, entre outros mercados importantes para o setor", explicou.
Segundo o presidente da Couromoda, os importadores terão a oportunidade de conferir de perto o potencial e a qualidade da indústria brasileira de calçados. Entre os visitantes internacionais estará um grupo organizado por François Browne de Kilmaine, presidente da Federação Francesa do Calçado. Serão 15 lojistas franceses que virão à mostra com apoio da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
"O Brasil tem vários pontos positivos para competir no mercado internacional como preço, qualidade, design, produção limitada e dirigida, além de estar se destacando com sua moda. Todos estes fatores atraem a atenção de compradores de todo o mundo para os calçados e acessórios brasileiros", destacou Santos.
Promoção
A Couromoda busca compradores nos maiores mercados mundiais por meio da promoção internacional da feira, que chega a 90 países. O trabalho é desenvolvido em várias frentes: via embaixadas brasileiras, mídia nos principais veículos setoriais da Europa, Estados Unidos e América Latina, contato por meio de mailing com importadores nos cinco continentes e participação nas feiras internacionais: WSA (EUA), Micam (Itália), Modacalzado (Espanha), Midec (França).
"Todas essas ações fazem com que a feira torne São Paulo a capital mundial do calçado em janeiro de cada ano", disse Santos.
Estande coletivo
Nesta edição da Couromoda, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) terá um estande coletivo de 352 metros quadrados para abrigar dezenas de empresas do setor de componentes.
O estande coletivo também servirá como espaço para as rodadas de negócios do Projeto Comprador da Apex, no qual empresários do exterior visitam a feira para fazer negócios com empresas brasileiras.
O Al Invest é outro programa de incentivo ao setor que terá espaço no estande coletivo. Realizado em parceira com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) tem como objetivo incentivar alianças estratégicas entre empresas latino-americanas (Brasil, Equador e Peru) e européias (Alemanha, Itália e Portugal).
A Assintecal irá destacar em seu estande os modelos de calçados desenvolvidos por estilistas brasileiros e projetos como o Referências Brasileiras, que busca elementos da cultura e do artesanato de diversas regiões para apresentar à indústria calçadista, interpretados via protótipos de bolsas e calçados.
Couromoda
Data: de 15 a 18 de janeiro
Local: Parque Anhembi, em São Paulo
Site: www.couromoda.com.br

