Cairo – A empresa egípcia Covertina, especializada na produção de chocolate, pretende aumentar a sua participação das exportações do total nas vendas anuais para uma faixa de 20% a 25% para este ano, em comparação a 15% em 2021.
Ahmed Osama, diretor de Marketing do Conselho de Administração da empresa Covertina para indústrias alimentícias, disse que as exportações ocupam 15% do total das vendas anuais, visto que os produtos da marca chegam a mais de 25 países ao redor do mundo.
Osama explicou que os mercados principais para a empresa estão nos países árabes e africanos, mas houve exportações para os mercados da Europa e América Latina, como Equador, Costa Rica e Panamá, este último indiretamente através da Costa Rica.
O executivo citou também que a empresa pretende expandir-se nos mercados da América Latina, por se tratar de um mercado grande e promissor para os produtos da empresa, além de entrar em novos países no leste europeu, como por exemplo a Ucrânia, Rússia e países vizinhos.
Ele ressaltou que a empresa há muitos anos está fortemente presente nos mercados árabes e africanos, e que pretende se expandir aumentando a clientela nos mercados atuais, além de entrar em novos mercados.
Osama salientou que o país está dando grande apoio para ajudar as empresas a exportarem seus produtos para os mercados africanos, o que tem contribuído no crescimento das exportações, especialmente para os países da África Oriental, com os quais tem ligações, através do acordo de COMESA. O diretor explicou que a vantagem dos mercados da África Oriental é que estão abertos uns aos outros devido à presença de alguns países sem saída ao mar.
Ele acrescentou, ainda, que o importador nos países da África Oriental não compra para apenas um país, mas fala em distribuir o produto para locais como Quênia, Uganda, Tanzânia e Burundi, especialmente o porto de Mombasa, no Quênia, que é considerado a única saída para muitos países da África Oriental.
“Alcançamos a meta de participar na Exposição Food Africa 2021, onde o número de expositores e visitantes surpreendeu a todos”, disse Osama.
E sobre a participação na sexta edição da Food Africa, em 2021, Osama disse que a exposição surpreendeu a todos, seja pelo nível de expositores ou pelo nível de empresas expositoras, além da presença de grandes pavilhões internacionais, como o da Rússia, Polônia, Arábia Saudita e outros.
Ele ressaltou que o evento se tornou compatível com as grandes exposições nos setores alimentícios. “Sempre tivemos o desejo de ter grandes exposições no Egito, e agora temos a Food Africa, que está quase perto do nível da Gulfood Dubai”, disse Osama.
O executivo explicou que a empresa estava com medo do número dos visitantes, mas o número das empresas expositoras, visitantes e organização foi impressionante devido ao grande esforço feito pelo país e pela empresa organizadora, conselhos exportadores e parceiros da feira.
Osama afirmou que a Covertina atingiu o objetivo da feira além do esperado, pois a marca recebeu os seus clientes permanentes, além de novos clientes de novos mercados para os quais nunca havia exportado antes.
O diretor sublinhou que a empresa sempre participou nas exposições internacionais, com o objetivo de manter contato com clientes fieis e atrair novos contatos, como conseguiu através da participação na Food Africa 2021 e com custo menor.
Ele frisou que o primeiro dia da exposição foi o mais forte em termos da recepção de novos clientes, e no segundo dia houve muitas empresas oferecendo os seus serviços, mas também houve clientes promissores.
Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari