Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – A alta demanda por computadores fez com que, em 2003, as importações destes equipamentos pelos países do Golfo Arábico aumentassem 13,8% em volume e 8,7% em valores. Segundo estudo da IDC, empresa de consultoria especializada no mercado de informática, as compras devem crescer mais de 32% este ano, já que surgem cada vez mais serviços de governo e comércio eletrônico.
Embora os preços dos produtos de informática estejam em queda na região, isto deve ser compensado pela compra de equipamentos de maior valor, como portáteis tipo Palm e computadores com maior velocidade, o que vai gerar um aumento de 25% no valor das importações.
Com a maior população na região, a Arábia Saudita também representou o maior mercado para computadores em 2003, fato que deve ser repetido em 2004. Com menos de 10% da população da Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos ficaram em segundo lugar.
Juntos, estes dois países foram responsáveis por três quartos das importações de computadores entre os países do Golfo no ano passado, fato que também deverá se repetir este ano.
"O cancelamento de taxas alfandegárias dentro do GCC deve ajudar a ampliar os mercados", disse Omar Shihab, analista da IDC, referindo-se ao Conselho de Cooperação do Golfo, união aduaneira entre seis países da região. "Além do mais, um forte crescimento econômico e preços do petróleo mais altos darão impulso às compras de hardware, o que é essencial para elevar, aos padrões internacionais, os níveis de tecnologia da informação em organizações públicas e privadas", acrescentou.
Modelos
Os desktops, computadores de mesa, continuam a dominar o mercado do Golfo e representaram mais de 67% das importações de computadores em 2003. A IDC espera que esse fato se repita em 2004, porém com menor intensidade, já que a participação dos portáteis cresce a cada ano.
"Mobilidade é a nova tendência no Golfo", disse Shihab. "Não só os preços de computadores portáteis estão caindo, mas também os telefones celulares são cada vez mais comuns e tanto pequenas quanto médias empresas estão investindo em portáteis por questões de espaço e pela flexibilidade que proporcionam", acrescentou.
Fabricantes tradicionais dominaram o mercado de computadores no Golfo em 2003. A Hewlett Packard (HP) ficou em primeiro lugar, seguida pela Dell e pela Acer. "Montadores locais sofrem com a concorrência das empresas internacionais, com suas ações para captar e manter os clientes. A memória de marca é mais forte e elas podem oferecer serviços que os locais normalmente não estão equipados para oferecer", disse Shihab.