Marina Sarruf
São Paulo – As empresas e associações brasileiras do setor de alimentos estão cada vez mais de olho no potencial do mercado árabe. No total, 23 companhias e entidades nacionais vão participar da Gulfood, maior feira da indústria alimentícia do Oriente Médio, que será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Está aumentando a cada edição a participação de empresas brasileiras na feira. Acredito que este ano vai mais que dobrar o número de participantes", afirmou o responsável comercial da empresa Four, de assessoria e agenciamento em comércio exterior, Cristiano Conceição.
Essa vai ser a terceira vez que a companhia do Rio Grande do Sul vai participar do evento. Segundo Conceição, as empresas brasileiras estão começando a ver o potencial do mercado árabe para importação de alimentos. Tanto isso é verdade que três entidades setoriais – a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em parceria com a Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) – vão participar pela primeira vez da feira.
No ano passado, por exemplo, apenas a Friboi, associada da Abiec, participou. Nesta edição, representantes de 11 empresas associadas à entidade vão estar no evento, como Bertin, Mataboi, Goiascarne, Arantes, Marfrig, Cooperfrigu, Quatro Marcos, Frigoestrela, Minerva, Independência, União do Iguatemi e a Friboi novamente.
"Está havendo um grande aumento das exportações brasileiras do setor agroindustrial para o Oriente Médio. As carnes já são produtos tradicionais embarcados para a região, mas no caso das frutas é um produto novo", disse o consultor da área de agronegócio da Apex, Marcos Soares.
As exportações brasileiras de frutas para o mercado árabe ainda representam muito pouco na pauta, mas segundo o presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva Fernandes, em nota divulgada pela entidade, os países árabes apresentam um forte potencial para as importações do produto brasileiro. Entre os motivos está o crescimento expressivo no consumo de frutas e sucos, devido ao clima quente, ao alto poder aquisitivo, restrições ao consumo de bebidas alcoólicas e a imigração crescente de asiáticos que consomem frutas tropicais.
No estande do Ibraf, de 40 metros quadrados, também vão estar presentes representantes das empresas RBR Trading, Atlântica Foods, Predilecta Alimentos e a Associação das Indústrias Processadoras de Frutos Tropicais (ASTN), representando 14 empresas.
Já entre as empresas associadas à Abef estarão a Avipal, do Rio Grande do Sul, e a Perdigão, uma das maiores do ramo de alimento do Brasil. Além dessas também participam por conta própria a Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal e a Four.
Churrasco com suco de frutas
Para divulgar as frutas e a carne bovina brasileira em Dubai, a Abiec, em parceria com o Ibraf, vai oferecer um churrasco para cerca de 300 convidados entre importadores, autoridades do governo, dirigentes de hotéis e restaurantes e jornalistas. Durante o jantar, serão oferecidos 190 quilos de carne halal e sucos de manga, maracujá e goiaba.
O jantar, que será realizado no Jumeirah Beach Hotel, será precedido de um workshop promovido pela Abiec que vai contar com uma rodada de negócios entre as empresas brasileiras e locais, um evento para a imprensa e uma apresentação feita pelo presidente da entidade, Marcus Vinícius Pratini de Morais. "O jantar vai ser oferecido na beira do mar com vista para o hotel Burj Al Arab. Acredito que vai ser um sucesso", disse a gerente de marketing da Abiec, Andréa Veríssimo.
O Brasil é atualmente o maior exportador de carne bovina do mundo. No ano passado, as vendas externas somaram US$ 3,9 bilhões. Foram embarcadas 2,4 milhões de toneladas do produto, sendo que o país é o maior fornecedor de carne bovina para os Emirados Árabes. O Brasil fornece cerca de 5% da carne bovina consumida no mundo e responde por mais de 25% do volume comercializado internacionalmente, chegando a 176 mercados.
A feira
Realizada desde 1987, a Gulfood, que está em sua 12ª edição, é considerada a mais importante plataforma de negócios para os segmentos de alimentação, bebidas, serviços e equipamentos para hotéis e restaurantes na região. A feira é direcionada a produtores, fornecedores e distribuidores do setor de alimentos de todo o mundo.
No ano passado o evento reuniu 2.173 empresas, de 70 países e atraiu mais de 32 mil visitantes de 146 países. Além de delegações do Golfo Arábico, compareceram ao evento empresários do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Índia, Egito, Marrocos, Tunísia, entre outros.
Serviço
Gulfood
Data: de 19 a 22 de fevereiro
Local: Dubai International Convention and Exhibition Centre
Horário: 11h às 19h
Site: www.gulfood.com