Da redação
São Paulo – No ano de 2050 o Brasil terá o mesmo número de habitantes nas faixas entre zero e 14 anos e acima de 65 anos. A constatação é da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dois grupos representarão 18% dos 259,8 milhões de habitantes que deverão estar vivendo no País. O crescimento do número de habitantes na terceira idade deve criar oportunidades de negócios no país.
A análise é do consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Castro Schwartz. “O envelhecimento da população brasileira demanda serviços específicos nas áreas da saúde, cultura e lazer”, afirma Schwartz.
Há quatro anos, o Censo indicou que a população entre zero e 14 anos era 30% do total de habitantes. Já os acima de 65 anos representavam 5% dos moradores do País. A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando desde 1940, quando era de 45,5 anos, passando para 62,6 anos, em 1980. Em 2000, a longevidade média do brasileiro chegou a 70,4 anos e deverá ser de 81,3 anos, em 2050.
“Quem quiser fazer novos negócios no Brasil tem que estar atento a dois movimentos fundamentais da sociedade. Um deles, o envelhecimento da população", analisa o consultor do Sebrae. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

