Alexandre Rocha
São Paulo – A reunião de cúpula dos países árabe e da América do Sul, que será realizada em maio em Brasília, vai fortalecer o comércio entre o Brasil e o mundo árabe. Esta é a avaliação do embaixador da Jordânia em Brasília, Faris Muft, que participou hoje (14) pela manhã da abertura dos trabalhos da missão comercial conjunta de cinco países árabes que está em São Paulo.
"Há um consenso entre os árabes de que o volume da balança comercial com o Brasil deveria ser maior. Temos que fazer com que as boas relações políticas que já temos tenham harmonia com o comércio e, nesse sentido, creio que um dos principais resultados da cúpula será o fortalecimento do comércio", afirmou o diplomata à ANBA.
A corrente comercial entre o Brasil e as nações árabes ultrapassou os US$ 8,1 bilhões no ano passado, um aumento de 49,7% em comparação com 2003. Apesar do crescimento, Muft avalia que o volume ainda "deixa a desejar". Espera-se que muitos empresários integrem as comitivas dos chefes de estado que vão participar da cúpula.

