Débora Rubin
debora.rubin@anba.com.br
São Paulo – Quando abriu sua empresa, nos anos 90, José Marcelo Soares Pereira, tinha como meta apenas distribuir produtos médicos e hospitalares. Naquele tempo, Marcelo morava em Veranópolis, no Rio Grande do Sul. Em 1995, voltou para sua cidade natal, Niterói, no Rio de Janeiro, arranjou um sócio, mudou o nome da empresa e foi ampliando os horizontes.
Hoje, a Kosper Distribuição e Representação Ltda. segue trabalhando com produtos hospitalares, em especial com equipamentos para bombas de infusão, produtos odontológicos, e vendendo medicamentos para laboratórios. Fora isso, Marcelo e seu sócio participam de licitações vendendo uma série de produtos de seus clientes para universidades, prefeituras e grandes empresas como a Petrobrás.
Mas os dois sócios de Niterói querem ir além. De preferência além mar. Querem atuar como uma trading, servindo de plataforma para empresas brasileiras que querem exportar, ou para as estrangeiras que querem chegar ao Brasil. Segundo Marcelo, a idéia é ser um intermediário em qualquer tipo de negócio que envolva o know-how que a empresa já tem: a venda de produtos hospitalares, a logística da distribuição em terras brasileiras e o conhecimento das licitações. “Podemos assessorar empresas estrangeiras interessadas em participar de licitações no Brasil”, garante Marcelo.
E nem só de medicamentos quer viver a Kosper. “Temos um objetivo social bem abrangente, podemos vender quase tudo. Além de exportar, importar, comprar, intermediar negócios e prestações de serviço”, resume.
Marcelo já chegou a ensaiar uma negociação de venda para um importador de Dubai. Mas do lado de lá, o pedido era de açúcar e café. Do lado de cá, Marcelo não tinha fornecedores que lhe entregassem a encomenda a toque de caixa. “Tive problemas por causa da safra”, explica. A experiência valeu para o empresário conhecer melhor outros mercados que não só os que ele já está acostumando a lidar.
Depois do quase negócio, Marcelo se animou ainda mais em estabelecer uma ponte com o mundo árabe. Por hora, os primeiros passos para a exportação estão sendo dados em outra direção: “Neste momento, estou negociando para exportar para Portugal produtos de um laboratório fitoterápico”, conta Marcelo.
A Kosper – junção dos sobrenomes Koste e Pereira, dos sócios – tem apenas quatro funcionários e, além de intermediar negócios, é dona de uma farmácia.
Contato
Kosper
Tel: +55 (21) 3026-8895
Cel: +55 (21) 7848-4968
kospernit@hotmail.com

