Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O Brasil vai mostrar o seu potencial como fornecedor de produtos para hotéis a partir deste domingo (3) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Oito empresas nacionais participam da The Hotel Show, feira de produtos e serviços para o setor hoteleiro, em um estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A feira é a maior do segmento no Oriente Médio e terá 13 mil metros quadrados, no Dubai International Exhibition Centre, para exibição de produtos e serviços de várias partes do mundo.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Câmara Árabe leva empresas brasileiras para a mostra. "As duas participações anteriores foram um sucesso", diz o presidente da entidade, Antonio Sarkis Jr. Ele lembra que o Golfo Arábico é atualmente um pólo de desenvolvimento em construção e turismo. Sarkis acredita que as empresas brasileiras têm boas chances de fornecer para o mercado de lá. "Este setor do Brasil tem se destacado, as empresas que participaram da feira no ano passado tiveram êxito", afirma Sarkis.
Na edição deste ano expõem as brasileiras Passado Composto, fabricante paulista de lustres de luxo, a Sarquis Samara, de móveis, do Paraná, a carioca Thor Granitos, a mineira SBC Pierres, fabricante de quartzito, a Bergan, indústria paulista de lavatórios, cubas, espelhos e acessórios, a paulista Perflex, de metais sanitários, e a Peck Foods, produtora de carne de avestruz e sucos. Também participa o hotel Ariau Amazon Towers, do Amazonas.
A SBC Pierres já participou da The Hotel Show no ano passado. A empresa produz pedras do tipo quartzito para uso em locais como bordas de piscinas, caminhos de jardins, jardins de inverno, salas, escadas, rodapés, churrasqueiras e banheiros. A Sarquis Samara também já participou de feiras com a Câmara Árabe, na Index, feira de móveis que ocorreu em Dubai em novembro do ano passado. A empresa vendeu, na oportunidade, todas as peças expostas no estande. A Sarquis fabrica desde porta guardanapos a quadros até poltronas em alumínio, enfeitadas com penas, madeira, ossos, tecidos, cristais e pele sintética.
As demais empresas expositoras também fabricam produtos diferenciados e de alta qualidade. Os lustres da Passado Composto, por exemplo, são feitos em cristais de quartzo, ferro e bronze. A empresa exporta para Argentina, Europa, Estados Unidos e quer entrar no mercado árabe. As peças decoram residências e hall de edifícios de alto padrão no Brasil. A Passado Composto, que também mantém antiquários em São Paulo, fabrica, em escala menor, lustres com cristais tchecos, italianos e franceses.
A Peck Foods quer fornecer carne de avestruz, preparada na forma halal, de acordo com as regras muçulmanas, para os países árabes. O hotel Ariau Amazon quer atrair turistas árabes ao seu empreendimento no estado do Amazonas. Os organizadores da The Hotel Show esperam ao redor de 900 expositores na edição deste ano. Uma das novidades será um pavilhão destinado para produtos e serviços de tecnologia e segurança. A mostra tem três dias de duração e termina na próxima terça-feira (5).