Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O designer brasileiro Sarquis Samara deve abrir lojas próprias em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, dentro de dois meses. Ele produz móveis e objetos de decoração, por meio da empresa que leva o seu nome, e é um dos participantes brasileiros da The Hotel Show, feira de produtos e serviços de hotelaria que começou no último domingo e segue até hoje (5) em Dubai. A loja vai ser aberta em parceria com o distribuidor da empresa no país árabe, segundo informações de Haruo Okamoto, diretor comercial da Bridge, agência de comércio exterior que toma conta do departamento de exportações da empresa, e que está na feira juntamente com o designer.
A decisão de abrir lojas no país árabe foi tomada depois do sucesso que os móveis de Sarquis fizeram na Index, feira do setor de móveis e decoração que ocorreu em Dubai no final do ano passado. Na oportunidade, o designer vendeu todas as peças expostas no estande. Já nesta feira, a The Hotel Show, a empresa chegou com os objetos e móveis todos comercializados para o seu distribuidor no país. Sarquis conseguiu o distribuidor, com quem está trabalhando há cerca de dois meses, em contatos feitos na Index. O contrato entre os dois foi assinado na The Hotel Show. Agora, os planos incluem montar um estoque em Dubai e abrir lojas próprias.
Mesmo tendo lojas voltadas apenas para as peças de Sarquis, os produtos também serão vendidos em outros estabelecimentos multimarcas. O distribuidor da empresa nos Emirados, que também vai atuar na área de marketing, está construindo um espaço em Jebel Ali, onde haverá espaço para armazenamento dos móveis e loja. Sarquis Samara fabrica desde quadros e outros objetos de decoração até cadeiras, pufes, gaveteiros e peças para hotelaria como bandejas e travessas. Os produtos criados por Sarquis costumam ser coloridos e exuberantes. "O público de Dubai gosta de peças exclusivas, com inovação e design", explica Okamoto. O ateliê do designer fica em Londrina, no Paraná.
A Sarquis Samara está expondo suas peças na The Hotel Show em um espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, do qual participam também outras sete empresas e empreendimentos: a Passado Composto, fabricante de lustres de luxo, a Thor Granitos, a SBC Pierres, de quartzito, a Bergan, indústria paulista de lavatórios, cubas, espelhos e acessórios, a Perflex, de metais sanitários, a Peck Foods, produtora de carne de avestruz e sucos, e o hotel Ariau Amazon Towers, do Amazonas. A participação na feira teve apoio de divulgação da Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo.
De acordo com a gerente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Carla Nabhan, que está na feira, as empresas estão satisfeitas com os contatos que estão sendo feitos. Os produtos mais procurados, segundo ela, são móveis e peças para decoração, além de materiais para a infra-estrutura dos hotéis, como cozinhas. "A feira recebe muita gente, cresceu, os negócios estão acontecendo", afirma o diretor da Câmara Árabe, Bechara Ibrahim, que também está na mostra. De acordo com ele, Dubai deve receber, até 2020, US$ 3,2 trilhões de investimentos em turismo, segundo dados divulgados na The Hotel Show. "Esse mercado tem sede de coisas novas", diz.
Um hotel na floresta
O responsável pelo marketing internacional do hotel Ariau Amazon Towers, Daniel Jabbour, está na The Hotel Show para atrair turistas árabes para o estado do Amazonas, onde está o empreendimento que representa. O hotel costuma receber visitantes da região e já hospedou, inclusive, o rei do Marrocos, Mohammed VI. De acordo com Jabbour, para atrair os árabes é preciso oferecer algum diferencial já que muitos relutam a viajar a passeio ao Brasil em função dos índices de violência e da distância. "Nós temos esse diferencial. O hotel está dentro da floresta amazônica", diz. O objetivo é atrair os turistas de alto poder aquisitivo.
Os pacotes oferecidos pelo Ariau Amazon Towers incluem atividades em meio à natureza, como a pesca de piranhas, sobrevivência na selva e focagem do jacaré – passeio de barco à noite para ver jacarés. Jabbour também está fazendo contatos para levar turistas brasileiros para os Emirados. O executivo está, inclusive, preparando um manual para ajudar brasileiros em viagem ao país a se adaptarem à cultura local.