Marina Sarruf
São Paulo – A joalheria Deca Comercial, conhecida pela marca Laura Marchi, que está há 40 anos no mercado nacional, está desenvolvendo peças exclusivas para expor na Jewellery Arabia, feira do setor que será realizada em Manama, no Bahrein, entre os dias 23 e 27 de novembro.
"Estamos fazendo peças especiais para as mulheres árabes. Acreditamos nesse mercado", afirmou o diretor financeiro da empresa, Henri Dolnikoff. A marca tem o mesmo nome da designer da Deca, Laura Marchi. Entre as peças que serão levadas para a feira estão os brincos e as gargantilhas em ouro amarelo, com pedras brasileiras e brilhantes.
"As peças são bem carregadas e enfeitadas. Acreditamos que as gargantilhas vão agradar bastante", disse o diretor. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Instituto de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) vão levar quatro empresas do setor para o Bahrein.
A joalheria ainda não exporta para os árabes e essa será a primeira vez que ela vai participar de uma feira na região. "Nossa intenção é começar a investir nesse mercado", disse Dolnikoff. Segundo ele, as mulheres do Oriente Médio gostam muito de jóias. "Está na cultura delas. São mulheres que gostam de se enfeitar bastante", disse.
De acordo com Dolnikoff, as peças da Laura Marchi são feitas com muitas pedras brasileiras, como citrino, topázio azul, ametista, turmalinas, entre outras. "Queremos vender também um pouco do charme do Brasil", disse. Para o diretor, o colorido das jóias de Laura Marchi transmite a alegria do povo brasileiro. "Tem muita emoção nas jóias. A Laura Marchi transfere um pouco desta atmosfera brasileira para as peças", acrescentou.
Exportações
A empresa começou a investir no mercado externo este ano. "Nossas exportações ainda são muito pequenas. Até o final de 2006 estaremos numa fase de investimentos", afirmou Dolnikoff. As jóias de Laura Marchi são exportadas para os Estados Unidos, França, Suíça e Espanha. As peças da designer já foram expostas na Galeria Laffayette, em Paris.
A joalheria participou este ano de feiras na Suíça, em Miami e em Nova Iorque. De acordo com Dolnikoff, a maioria dos pedidos para exportação surge nessas feiras, onde os comerciantes de jóias fazem contato direto com os produtores.
A Deca Comercial produz cerca de 200 peças por mês. A joalheria tem quatro pontos-de-vendas em São Paulo e conta com 40 funcionários.
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Deca Comercial
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