São Paulo – O governo do Distrito Federal estuda levar uma delegação de empresários a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro. A idéia é realizar a viagem na mesma época da Big 5 Show, principal feira do ramo de construção civil do Oriente Médio. O assunto foi discutido esta semana, em Brasília, pelo vice-governador do DF, Paulo Octávio, e diretores da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“Ainda estamos avaliando a possibilidade de organizar essa missão. Para o setor empresarial seria muito importante participar dessa empreitada”, disse o vice-governador ontem (08) à ANBA por e-mail. Ele próprio é dono da construtora PaulOOctavio, a maior de Brasília.
Além da feira – que terá a participação de 37 empresas do Brasil em estante organizado pela Câmara Árabe e Agência Brasileira de Promoção das Exportações Investimentos (Apex) -, na mesma época estarão no emirado delegações do setor de construção de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. Vão ser mais de 200 empresários brasileiros em Dubai.
“A aproximação entre o Brasil e os países árabes é de fundamental importância para fortalecer o comércio, gerar emprego e renda. O Brasil, bem como os países da Arábia, possuem diversas oportunidades a serem exploradas”, declarou Paulo Octávio.
Segundo ele, o governo vai avaliar com o setor produtivo as principais oportunidades de negócios. Além da exportação, o DF quer atrair investimentos externos. “As exportações do DF têm crescido e pretendemos manter essa evolução. Recentemente grandes empresas decidiram investir na capital brasileira. Esses investimentos são fundamentais para gerar emprego e renda para nossa população. Como governo temos a missão de atuar nas duas frentes, mas a perspectiva de atrair investimentos nos atrai bastante”, declarou.
O interesse pela feira e outras atividades que serão realizadas na mesma época foi manifestado pelo próprio governo brasiliense. Estiveram com Paulo Octávio o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o secretário-geral, Michel Alaby, o diretor Mustapha Abdouni, o deputado distrital Cristiano Araújo, que teve a inciativa da reunião, e o secretário de estado José Humberto.