São Paulo – Há quatro anos as bijuterias de Camila Klein vêm conquistando mulheres pelo mundo afora. Desenvolvidas em metal, com pedras naturais, strass, madrepérolas e cristais Swarovski, os brincos, pulseiras e anéis da designer brasileira já chegaram até em lojas do mundo árabe. No entanto, para continuar exportando para novos mercados a empresa precisa dobrar sua produção.
Atualmente são produzidas cerca de 5 mil peças por mês, sendo que 30% são destinadas ao mercado externo. “Até o meio do ano que vem pretendemos dobrar a nossa produção”, afirmou a coordenadora de exportação da empresa, Juliana Curcio. Segundo ela, a demanda internacional vai além do que a Camila Klein consegue suprir. No ano passado, por exemplo, numa feira em Paris, um lojista da Arábia Saudita fez um pedido de mais de 500 peças. “Ainda mantemos contato com ele, mas atualmente não temos como atender os pedidos. São muito grandes”, disse Juliana.
De acordo com ela, o lojista saudita se encantou com as peças, principalmente com as que tinham mais brilho. “Cada peça que ele escolhia, ele dizia querer dez”, disse Juliana, que acredita que a partir do segundo semestre de 2009 já deverá conseguir atender mais clientes no exterior. “Estamos aumentando a nossa produção gradativamente. Nosso maior problema são os fornecedores de matéria-prima”, disse. No caso dos cristais Swarovski, que são importados, demoram meses para chegar.
Entre os países que já são mercados das bijuterias de Camila Klein estão França, Itália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, México, Chile e Japão. As exportações da designer começaram em 2004, quando ela participou da feira Eclat de Mode, em Paris. “A qualidade das peças e o design diferenciado chamam a atenção”, disse Juliana.
No Brasil, a designer conta com um showroom em São Paulo e uma loja no Shopping Morumbi, também na capital paulista. Em abril deste ano, foi aberta uma loja no Shopping Rio Design Barra, no Rio de Janeiro. “A meta é abrir mais duas lojas em 2009, uma em São Paulo e outra fora do estado”, acrescentou Juliana.
Além das lojas próprias, as bijuterias de Camila Klein são vendidas em lojas multimarcas do Brasil todo. “O atacado é muito forte”, disse a coordenadora. Recentemente, a designer lançou sua coleção de alto-verão, que compõe uma linha de cerca de 60 peças. Os colares e pulseiras têm formato de folhas, que são entrelaçadas em couro, que é uma novidade nas peças de Camila.
A designer
Desde criança Camila Klein já tinha o dom da criação. Na época da escola, Camila fazia algumas encomendas para as amigas, até que o negócio foi ficando sério. Graduada em Arquitetura e Artes Plásticas, Camila chegou a trabalhar por um tempo com joalheria, mas foi na bijuteria de luxo que a designer conseguiu agradar as mulheres brasileiras e estrangeiras.
Contato
Camila Klein
Site: www.camilaklein.com.br

