Da redação*
São Paulo – A Tatweer, empresa de desenvolvimento imobiliário de Dubai, lançou a segunda fase da Dubai Healthcare City (DHCC), bairro planejado com foco na área de saúde localizado no emirado. O empreendimento, que cobre uma área de 1,765 milhão de metros quadrados, tem investimentos previstos de 4 bilhões de dirhans, o que equivale a US$ 1,09 bilhão. O distrito fica às margens do Dubai Creek, braço de mar que corta a cidade, de acordo com informações divulgadas no site oficial do projeto.
Segundo Saeed Al Muntafiq, presidente da Tatweer, que pertence à Dubai Holding, os cuidados com a saúde envolvem o equilíbrio entre o corpo e a mente. Assim, a proposta do DHCC é a integração dos serviços médicos, que incluem tratamento e prevenção de doenças, com instalações e serviços de bem-estar, que serão o enfoque principal dessa segunda fase. Ela será dividida em 6 áreas: zona clínica, cuidados gerais, cuidados de longo prazo, spa e resorts, área residencial e vilas clínicas.
A zona clínica abrigará hospitais, atendimento ambulatorial e programas de educação superior em enfermagem, odontologia, nutrição e fisioterapia. A parte de cuidados gerais vai oferecer instalações para empresas de equipamentos médicos, seguro saúde e companhias farmacêuticas.
A parte de cuidados de longo prazo será dedicada a pacientes que precisam de atenção médica por períodos mais extensos. Esta área terá asilos, centros de reabilitação pós-trauma e instalações médicas para pacientes terminais. As vilas clínicas, com casas de dois andares disponíveis para aluguel, serão destinadas a consultórios e clínicas. A área residencial deverá acomodar principalmente estudantes, médicos e professores do DHCC.
O Dubai Healthcare City foi lançado em novembro de 2002 com o objetivo de oferecer atendimento médico e serviços de bem-estar de primeira qualidade para a região. O DHCC é formado por um Centro Médico Acadêmico (AMC), onde ficam o Centro de Dubai da Escola de Medicina de Harvard (HMSDC), o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa Médica, O Hospital Universitário (UTH) e a Fundação Harvard de Pesquisa Médica de Dubai (DHFMR).
Entre as clínicas médicas e de bem-estar particulares associadas ao AMC estão a Mayo Clinic, AstraZeneca, Harvard Medical International, Centro Médico Dr. Saliman Al Habib e a Academia Americana de Cirurgia Cosmética.
*Tradução de Silvia Lindsey