Da redação*
São Paulo – Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, importou, no ano passado, mais de 55 mil toneladas de frutos do mar. O volume significou gastos de 547 milhões de dirhams, equivalentes a US$ 148,9 milhões, com os produtos. O emirado compra frutos do mar no exterior para consumo interno e também para reexportação na região. As vendas externas de frutos do mar de Dubai alcançaram, em 2006, 10,4 mil toneladas, equivalente a 187 milhões de dirhams (US$ 50,9 milhões).
As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias econômicas MENA Report. Os setores de hotelaria e serviços alimentícios são grandes consumidores de frutos do mar e a demanda deverá aumentar nos próximos anos, com a previsão de aumento do número de hotéis na região. A existência da grande oferta de serviços de transporte aéreo e marítimo de carga faz de Dubai um local estratégico para reprocessamento e reexportação de frutos do mar para os demais países do Oriente Médio.
Em outubro Dubai vai promover, pela primeira vez, uma feira voltada especificamente para o setor. A Dubai International Seafood Expo 2007, que vai ocorrer entre os dias 29 e 31. A organizadora da mostra é a empresa Orange Fairs & Events. Durante a feira, cerca de 70 expositores de 14 países vão apresentar serviços e produtos para o segmento de frutos do mar, como sistemas de armazenamento refrigerado e equipamentos para embalagem. A maioria dos restaurantes e hotéis de luxo de Dubai têm em seus cardápios pratos com frutos do mar.
"Dubai tem uma economia próspera e uma população de alta renda. Isso faz do emirado um mercado atraente para países produtores de frutos do mar e produtos relacionados. O rápido crescimento dos setores hoteleiro e de serviços alimentícios, assim como da população expatriada, são fatores positivos para a indústria de frutos do mar. Dubai também serve como porta principal de entrada para o Oriente Médio, devido à sua localização estratégica e seus serviços de transporte de última geração por ar e mar", o diretor da Orange Fairs & Events, Raees Ahmed.
A Dubai Seafood Expo 2007 já tem participação confirmada de expositores dos Emirados Árabes Unidos, Omã, Arábia Saudita, Reino Unido, Itália, China, Índia, Paquistão, Taiwan, Malásia, Tailândia, Ilhas Maldivas, Filipinas e Myanmar. Sediada em Dubai, a Orange Fairs é uma prestadora de serviços voltada para o setor de eventos que atua principalmente no mercado do Oriente Médio. A companhia promove mais de 100 feiras por ano na África, Comunidade de Estados Independentes (antiga União Soviética), Oriente Médio e Leste Europeu.
Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos. O país tem um mercado consumidor potencial formado por 4,9 milhões de pessoas. Dubai e Abu Dhabi são os emirados mais importantes, sendo que o primeiro é o maior centro comercial do país. No emirado vivem 1,3 milhão de pessoas. A taxa de crescimento populacional do local é de 22,46% ao ano e o número de moradores deve duplicar em quatro anos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum