São Paulo – A Dumond avança a passos largos no Oriente Médio. A fabricante de sapatos femininos tem onze lojas próprias nos países árabes e um projeto de expansão da marca na região até 2013. Apenas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, são cinco franquias e seis corners instalados nos principais shoppings do emirado. As demais lojas próprias estão instaladas na Arábia Saudita, Omã, Bahrein, Líbano, Abu Dhabi e Sharjah.
No ano passado, a empresa investiu pesado no aumento das exportações para os países árabes. Em maio de 2009, promoveu uma grande ação de marketing em Dubai, que incluiu anúncios em jornais e revistas locais, ações promocionais em shoppings e um desfile para marcar o lançamento oficial da marca no emirado.
“Dubai é a grande vitrine da Dumond no mundo árabe. Como recebe turistas do mundo inteiro o ano todo, também ajuda a divulgar nossa marca para o mundo”, afirma Evandro Sturmer, gerente de exportação da Dumond.
O resultado positivo começou a aparecer em maio desse ano, com abertura de mais uma loja em Dubai. “Além das cinco lojas a marca abriu corners (pequenos espaços da marca dentro de grandes lojas) nos mais importantes shoppings de Dubai (Galerie Lafayette, no Dubai Mall, Mall of Emirates e Marina Mall)”, conta Sturmer.
Em abril foi a vez do Líbano receber uma loja própria da Dumond e, no final de agosto, foi inaugurada mais uma no emirado de Sharjah. A marca abriu também duas mini lojas no conceito “shopping/shopping”, que é uma pequena loja dentro de uma maior que comercializa multimarcas, no Kuwait e mais duas, dentro do mesmo conceito, no Catar.
“Os países árabes são um mercado muito bom. A similaridade de clima quente é um fator muito positivo. As cores e os materiais utilizados na coleção de verão brasileira se encaixam perfeitamente no mercado árabe. Temos a facilidade de vender lá sem a necessidade de adaptar nada”, explica.
Expansão
O projeto de expansão da marca nos países árabes prevê a abertura de lojas em Jeddah e Riad, na Arábia Saudita, uma franquia no Kuwait, mais duas em Dubai e outra em Abu Dhabi até o final de 2013. De acordo com o gerente, também há possibilidade de abertura de mercado na Tunísia, país árabe localizado no Norte da África.
Hoje, os países árabes são destino de 25% das exportações da empresa. A marca tem ainda lojas na Colômbia, Filipinas e Angola e planeja abrir novas franquias no Canadá e na Inglaterra. Hoje, as franquias participaram com 30% das exportações da marca, que exporta 40% de sua produção. Os 70% restante das vendas externas são feitas para butiques e lojas multimarcas.
A Dumond está no mercado desde 1992, sendo que abriu suas primeiras lojas exclusivas no início de 2005. No mercado interno, as lojas estão localizadas nos principais shoppings e na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Atualmente, os pontos de venda estão divididos entre as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.
O grupo
A Dumond faz parte do grupo Paquetá, que tem sede na cidade de Sapiranga, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Fundado em 1945, tornou-se um importante grupo industrial do segmento, com capacidade produtiva diária de 75 mil pares de calçados e unidades industriais em nove estados brasileiros e também na Argentina.
Além da Dumond, o grupo mantém como marcas próprias de calçados a Capodarte, a Ortopé e a recém lançada Lilly’s Closet. A empresa também fabrica marcas mundiais, como Hugo Boss, e mantém lojas sob as bandeiras Paquetá, Paquetá Esportes, Esposende e Gaston. É licenciada pela marca Diadora, que distribui no Brasil, Argentina e Uruguai.
Contato
Telefone: +55 (51) 3599-8850
Site: www.dumond.com.br

