São Paulo – Uma das empresas líderes na produção de soluções tecnológicas para o setor de defesa, o Edge Group, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta sexta-feira (29) a compra de 50% da empresa brasileira SIATT, sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo (na imagem acima), e produtora de armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia. Além da negociação, executivos da empresa árabe em passagem pelo Brasil se reuniram nesta semana com militares e políticos no Rio de Janeiro.
De acordo com informações divulgadas pelo Edge Group, a aquisição de 50% da companhia brasileira se concretiza após a assinatura de um acordo de cooperação entre as empresas, em abril, e de outro acordo subsequente, esse entre Edge e Marinha do Brasil, para o desenvolvimento conjunto de uma tecnologia de mísseis de longa distância antinavio. Essa parceria, informa o comunicado do Edge Group, é parte do projeto nacional de mísseis antinavio Mansup, para o qual a SIATT oferece os sistemas de comando, navegação, controle e telemetria.
No comunicado, o diretor-gerente e CEO do Edge Group, Mansour AlMulla, afirma que o acordo é parte da estratégia de desenvolvimento na América Latina, especialmente no mercado brasileiro, no qual a empresa participa do desenvolvimento e manufatura da próxima geração de soluções e armas inteligentes de alto desempenho e preço competitivo.
CEO e um dos fundadores da SIATT, Rogerio Salvador disse que o investimento do parceiro dos Emirados atesta a “alta qualidade” dos produtos e soluções da companhia e que a parceria permitirá que a SIATT “se beneficie da escala, do domínio e da experiência internacionais do Edge para desenvolverem a próxima geração de soluções para armas inteligentes para as respectivas forças armadas dos dois países e outros clientes de defesa”, disse. Ele afirmou no comunicado que a SIATT permanece “totalmente comprometida” em contribuir com a soberania nacional.
Visitas a políticos e militares
Na quarta-feira (27), os executivos do Edge se reuniram com o comandante de Material do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, vice-almirante Rogério Ramos Lage. AlMulla e Lage assinaram, na ocasião, um outro acordo, que poderá resultar em nova parceria de “cooperação técnica”, segundo informações da agência de notícias oficial dos Emirados Árabes Unidos, WAM. Na terça-feira (26), os executivos da empresa dos Emirados se reuniram com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, na sede do Executivo fluminense, o Palácio da Guanabara.